
São Paulo — InkDesign News — A mobilidade elétrica nos Estados Unidos enfrenta desafios crescentes com o aumento dos preços dos veículos elétricos (EV) da Ford, decorrente das tarifas de importação impostas pelo governo Trump, afetando a competitividade e o acesso a modelos populares no mercado.
Autonomia e bateria
O Mustang Mach-E, SUV totalmente elétrico da Ford, e a picape Maverick, ambos produzidos no México, tiveram seus preços reajustados em até US$ 2.000 devido às tarifas alfandegárias. Esse aumento impacta diretamente a competitividade dos EVs tradicionais, especialmente considerando que a autonomia e o desempenho das baterias são fatores decisivos para os consumidores, que já enfrentam preços elevados no mercado.
“Preços no Mustang Mach-E e na picape Maverick subiram até US$ 2.000 por causa das tarifas de importação colocadas pelo presidente Donald Trump sobre veículos fabricados no México.”
(“Prices on the Mustang Mach-E and Maverick pickup jumped as much as $2,000 due to import taxes President Donald Trump is placing on vehicles made in Mexico.”)— Reuters
Infraestrutura de recarga
Além do impacto direto nos preços, a redução do incentivo federal de US$ 7.500 ao consumidor pode desacelerar a adoção de veículos elétricos, tornando ainda mais relevante o investimento em infraestrutura de recarga rápida. Atualmente, veículos como o Mach-E suportam recarga rápida em Level 3, alcançando cerca de 80% de carga em aproximadamente 45 minutos, mas o custo e o acesso limitado às estações ainda são entraves.
“O crédito federal de US$ 7.500 para EVs pode desaparecer, algo que o presidente Trump e o presidente da Câmara, Mike Johnson, insinuaram durante discussões orçamentárias.”
(“The $7,500 federal EV tax credit may go away, which is something both Trump and House Speaker Mike Johnson have hinted is coming.”)— Electrek
Tecnologia autônoma
Enquanto os preços sobem e os incentivos diminuem, fabricantes como Ford enfrentam o desafio de integrar tecnologias autônomas e melhorar o desempenho dos EVs ao mesmo tempo em que mantém a atratividade do produto. O aumento dos custos, estimado em US$ 2,5 bilhões para a Ford e até US$ 5 bilhões para a General Motors, pode impactar o investimento em inovação tecnológica para avançar em sistemas de assistência e condução autônoma.
“As tarifas alfandegárias vão adicionar US$ 2,5 bilhões aos custos da Ford no restante de 2025, enquanto a General Motors estima um impacto de até US$ 5 bilhões.”
(“The tariffs will add $2.5 billion to Ford’s costs across the remainder of 2025, with General Motors estimating the impact could be as high as $5 billion.”)— Reuters
Com a pressão das tarifas e possíveis mudanças nos créditos fiscais, o futuro da mobilidade elétrica requer foco em estratégias que promovam inovação em baterias, autonomia ampliada e expansão da rede de recarga, para garantir o crescimento sustentável do mercado EV nos próximos anos.
Para mais conteúdos relacionados, acesse mobilidade e EVs.
Fonte: (TechCrunch – Mobilidade & EVs)