
Bengaluru, Índia — InkDesign News — A Flipkart, gigante do e-commerce indiano e controlada pelo Walmart, planeja transferir sua sede de Cingapura para a Índia como parte de sua preparação para um IPO nas bolsas indianas.
Lançamento
Fundada em 2007 em Bengaluru, a Flipkart mudou sua sede para Cingapura em 2011, buscando atrair investimentos estrangeiros, obter vantagens fiscais e evitar desafios burocráticos na Índia. Agora, com o IPO programado para o próximo ano, a empresa quer alinhar sua estrutura corporativa às operações centrais no mercado indiano, que apresenta grande potencial econômico.
“Como uma empresa nascida e criada na Índia, essa transição aumentará nosso foco e agilidade para atender melhor nossos clientes, vendedores, parceiros e comunidades, e continuar contribuindo para a economia digital e o empreendedorismo do país.”
(“As a company born and nurtured in India, this transition will further enhance our focus and agility in serving our customers, sellers, partners, and communities to continue contributing to the nation’s growing digital economy and entrepreneurship.”)— Porta-voz da Flipkart
Performance
A mudança depende de aprovações regulatórias, sem um cronograma definido. Em 2022, outras startups como PhonePe (ex-Flipkart), Zepto e Groww também realocaram suas sedes para a Índia visando listagens públicas. Apesar da desaceleração recente do mercado público indiano, com correções impactadas por fatores macroeconômicos, analistas veem potencial de crescimento significativo para empresas locais com IPOs previstos.
“O ambiente de valorização favorável incentivou a atividade dos emissores. Muitos unicórnios que pretendiam abrir capital nos EUA migraram para a Índia por acreditarem que aqui obteriam uma valorização melhor.”
(“The supportive valuation environment has spurred issuer activity. A lot of the unicorns who were thinking of going public in the U.S. switched to India because they felt India supported a better valuation.”)— Sudarshan Ramakrishnan, co-chefe de banco de investimento Índia, Goldman Sachs
Em 2023, a Flipkart levantou quase US$ 1 bilhão, incluindo US$ 350 milhões investidos pelo Google, e foi avaliada em US$ 36 bilhões. A empresa mantém o foco em ampliar sua atuação no mercado digital, enquanto prepara sua estreia no mercado acionário indiano.
Próximos passos
A realocação da sede no contexto do IPO deve fortalecer o alinhamento da empresa com o mercado local, facilitando sinergias com investidores e parceiros estratégicos. A movimentação reforça a tendência de startups indianas que buscam capital público local, consolidando a Índia como um polo crescente para o retail tech.
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Fonte: (TechCrunch – Commerce & Retail Tech)