- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Saúde

Fiocruz abre inscrições para pesquisa sobre meninas negras na ciência

- Publicidade -
- Publicidade -

Rio de Janeiro — InkDesign News — O projeto Meninas Negras na Ciência, uma iniciativa da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), está com inscrições abertas até 5 de outubro, destinado a jovens negras de 15 a 19 anos que buscam oportunidades nas áreas de ciência e tecnologia.

Contexto e objetivos

O projeto visa sensibilizar e promover o protagonismo juvenil de meninas cis ou trans que se autodeclarem negras (pretas ou pardas), oriundas de comunidades em situação de vulnerabilidade social, como Manguinhos, Maré, Jacarezinho e Complexo do Alemão. Com um histórico de invisibilidade nessas áreas, pretende-se ampliar a presença de jovens negras na ciência e tecnologia, valorizando suas trajetórias e saberes.

Metodologia e resultados

O programa terá duração de dez meses, durante os quais as participantes terão acesso a rodas de conversa, cine-debates, palestras, oficinas e visitas a laboratórios, museus e centros culturais. O projeto oferece também tablets e uma bolsa permanência, garantindo a participação efetiva das jovens em todas as atividades. “Estamos muito animadas com esta edição do projeto, que conta com novos parceiros e tem potencial para transformar a vida de muitas jovens”, afirma Hilda Gomes, coordenadora de Equidade, Diversidade, Inclusão e Políticas Afirmativas (Cedipa).
(“We are very excited about this edition of the project, which has new partners and the potential to transform the lives of many young women.”)

Implicações para a saúde pública

O projeto ressalta a importância de inclusão social e equidade na ciência, mostrando que a diversidade de perspectivas impulsiona a inovação. Ao alcançar mais de mil pessoas desde sua criação, a iniciativa contribui para o empoderamento juvenil, sendo parte de uma estratégia mais ampla de enfrentamento às desigualdades sociais e raciais. “Vamos construir uma rede de trabalho colaborativa, com cientistas negras, apresentando às participantes os espaços de aprendizado da Fiocruz”, completa Gomes.
(“We will build a collaborative work network with Black scientists, introducing participants to the learning spaces at Fiocruz.”)

Afim de promover a equidade e inclusão, o projeto é uma resposta direta ao histórico de marginalização de certos grupos dentro da ciência. Estratégias de implementação envolvem parcerias com instituições e a criação de um ambiente acolhedor e inclusivo para as participantes. É crucial que esta abordagem seja observada como um modelo a ser replicado em outras iniciativas de inclusão social.

Fonte: (Agência Brasil – Saúde)

- Publicidade -
- Publicidade -

Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

Artigos relacionados

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

0 Comentários
Mais votado
mais recentes mais antigos
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
- Publicidade -
Botão Voltar ao topo
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
Fechar

Adblock detectado

Olá! Percebemos que você está usando um bloqueador de anúncios. Para manter nosso conteúdo gratuito e de qualidade, contamos com a receita de publicidade.
Por favor, adicione o InkDesign News à lista de permissões do seu adblocker e recarregue a página.
Obrigado pelo seu apoio!