
Mar Vermelho — InkDesign News — A perda de um segundo caça F/A-18 Super Hornet da Marinha dos Estados Unidos no Mar Vermelho evidencia uma crescente série de incidentes aéreos durante o segundo mandato de Donald Trump. Tais eventos destacam desafios técnicos e organizacionais em ambientes militares de alta complexidade tecnológica.
Contexto e lançamento
O recente acidente envolvendo o caça F/A-18 Super Hornet ocorreu durante uma tentativa de pouso no porta-aviões USS Harry S. Truman, no Mar Vermelho. Este episódio sucede outra perda do mesmo modelo de aeronave e no mesmo navio, ocorrida uma semana antes, após o USS Harry S. Truman ser alvo de ataques por rebeldes Houthis. O histórico recente da frota naval norte-americana nesta região tem sido marcado por falhas técnicas e incidentes de comunicação, configurando um cenário delicado para a estratégia militar dos EUA.
Design e especificações
O F/A-18 Super Hornet é um caça multifuncional de ponta, com preço base estimado em US$67,4 milhões, sem contar equipamentos de armamento adicionais. Projetado para operações embarcadas, o caça conta com um sistema de frenagem complexo, incluindo um “tail hook” — gancho de cauda — que deve se acoplar a cabos de parada no convés do porta-aviões para desacelerar a aeronave. A falha recente parece estar relacionada a esse mecanismo, quando, segundo relatos, o tail hook “didn’t hook the wires” (“não engatou os cabos”), o que levou a aceleração até a queda no mar.
Repercussão e aplicações
Os pilotos conseguiram ejetar e foram resgatados, minimizando danos humanos, mas o episódio é um indicativo dos desafios operacionais em ambientes militares de alta tecnologia, sob pressão e sob condições complexas. A sequência de acidentes, somada a uma série de questões administrativas, incluindo controvérsias com o Secretário de Defesa Pete Hegseth e a extensão da missão do USS Harry S. Truman, suscita questionamentos sobre a eficiência e a segurança das operações aéreas navais. Além disso, a substituição de pessoal crítico na Administração Federal de Aviação (FAA) adiciona uma camada de complexidade na gestão do tráfego aéreo no país.
“The tail hook didn’t hook the wires to slow down the jet, so it continued accelerating into the water.”
(“O gancho de cauda não engatou os cabos para diminuir a velocidade do jato, então ele continuou acelerando até a água.”)— NBC News
“Pete Hegseth has extended the Truman’s deployment twice now.”
(“Pete Hegseth já estendeu a missão do Truman duas vezes.”)— CNN
Os episódios recentes sugerem uma necessidade urgente de revisão dos protocolos técnicos e de comunicação, bem como de políticas de gestão e treinamento. Tais decisões impactam diretamente a segurança, o custo e a eficácia das operações militares aéreas.
Futuras atenções estarão voltadas para a resolução das falhas no sistema de arresto das aeronaves embarcadas e para a coordenação intersetorial entre Forças Armadas e órgãos civis, prevendo-se que aprimoramentos tecnológicos e processos administrativos possam evitar repetição de perdas tão onerosas quanto as vividas recentemente.
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Fonte: (Gizmodo – Cultura Tech & Geek)