
São Paulo — InkDesign News — A recente investigação do governo dos EUA sobre o uso de plataformas de jogos por “adolescentes extremistas violentos” levantou discussões sobre segurança e cultura geek. O foco está em como jogos como Fortnite e ferramentas de comunicação como Discord podem ser utilizados para fins nefastos.
Lançamento e features
Um documento vazado do National Counterterrorism Center (NCTC) lista várias plataformas de jogo, incluindo Battle.net, Discord, Roblox, Steam, Twitch e Xbox Live. O relatório destaca que o Discord oferece funcionalidades completas, como “chat de texto”, “chat de voz” e “comunidades descobertas”.
Recepção e audiência
De acordo com o documento, “alguns adolescentes americanos extremistas violentos provavelmente jogam online ou usam redes e aplicativos afiliados a jogos”, sugerindo impacto potencial na comunicação entre indivíduos com visões semelhantes. O uso de plataformas de jogos foi observado em casos passados de extremismo.
“A mera presença de um indivíduo em uma ou mais plataformas de jogos online não é indicativa de atividade nefasta”
(“the mere presence of an individual on one or more online gaming platforms is not indicative of any nefarious activity.”)— NCTC, Documento vazado
Tendências e mercado
As repercussões das investigações sobre plataformas de gaming estão levando empresas a reconsiderar o uso de seus serviços. Após a morte de Charlie Kirk, empresas como Discord e Twitch foram convocadas a testemunhar no Congresso. O relatório também menciona que “a comunicação nessas plataformas poderia fundamentar investigações adicionais se autoridades observarem comportamentos suspeitos”.
Embora o XBox Live e o Steam estejam na lista, plataformas como YouTube e Nintendo Switch Online não foram mencionadas, o que pode indicar uma visão limitada sobre onde atividades extremistas podem ocorrer.
Próximos eventos, como convenções de jogos e lançamentos de DLCs significativos, podem trazer discussões novas sobre segurança e interação nas comunidades de jogos. A pressão sobre plataformas de games continua a aumentar, frente a um cenário de crescente vigilância.
Fonte: (Kotaku – Cultura Tech & Geek)