
São Paulo — InkDesign News — Em uma iniciativa voltada à inovação no setorial espacial, Brendan Carr, presidente da Comissão Federal de Comunicações (FCC), anunciou a declaração de outubro de 2025 como “Mês do Espaço”. O objetivo é modernizar as regulamentações espaciais dos Estados Unidos.
Detalhes da missão
Durante o “Mês do Espaço”, a FCC pretende implementar uma “linha de montagem de licenciamento” que visa agilizar o processo de concessão de licenças para operadoras de satélites. Esta mudança inclui solicitações de licenciamento presumidas como sendo de interesse público, simplificação de aplicações e aumento da flexibilidade para operações licenciadas. O avanço desta agenda é essencial para garantir a competitividade do país no setor espacial e facilitar a infraestrutura necessária para novas empresas.
Tecnologia e objetivos
A FCC planeja também incentivar o uso mais intenso das bandas de micro-ondas de uso flexível, essenciais para comunicações espaciais. Carr declarou:
“Estamos declarando outubro de 2025 como o ‘Mês do Espaço’ na FCC. Nossa meta é garantir que os EUA sejam o ambiente regulatório mais amigável do mundo para inovadores começarem, crescerem e acelerarem suas operações espaciais.”
(“We are declaring October 2025 ‘Space Month’ at the FCC. Big picture — our goal is to make sure that the U.S. is the friendliest regulatory environment in the world for innovators to start, to grow and to accelerate their space operations.”)— Brendan Carr, Presidente, FCC
Próximos passos
As propostas de alterações no processo de licenciamento serão votadas ainda neste mês, conforme anunciado pela FCC. Carr finalizou,
“Na FCC, temos feito nossa parte através de uma agenda de Construção da América que visa impulsionar a economia espacial do nosso país. Agora, a FCC vai adicionar combustível de foguete a esses esforços.”
(“At the FCC, we have been doing our part through a Build America Agenda that aims to boost our country’s space economy. Now, the FCC is going to add rocket fuel to those efforts.”)— Brendan Carr, Presidente, FCC
A proposta de modernização das regulamentações espaciais poderá impactar significativamente o avanço da exploração espacial, otimizando comunicações e incentivando inovações por empresas emergentes e estabelecidas.
Fonte: (Space.com – Space & Exploração)