
São Paulo — InkDesign News — A nova iniciativa da Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA) permitirá que startups de veículos elétricos de decolagem e aterrissagem vertical (eVTOL) realizem operações de teste antes da certificação completa, impulsionando a mobilidade urbana e soluções de transporte.
Autonomia e bateria
Com esse programa piloto, espera-se que as startups testem sua autonomia em cenários do mundo real. As aeronaves eVTOL possuem um alcance variado, geralmente entre 40 e 160 km, dependendo do modelo e da aplicação. Isso se alinha com a necessidade de desenvolver uma infraestrutura robusta para suportar operações de transporte urbano.
“Esses projetos, uma vez bem-sucedidos, devem entregar dados substanciais e lições aprendidas para informar a estrutura regulatória mais ampla que apoiará e supervisionará o setor de mobilidade aérea avançada”
(“These projects, once successful, are expected to deliver substantial data and lessons learned to inform the broader regulatory framework that will support and oversee the AAM sector.”)— FAA, Agência Reguladora
Infraestrutura de recarga
A implementação deste programa também destaca a necessidade de infraestrutura de recarga adequada para as aeronaves elétricas. Espera-se que as cidades desenvolvam hubs de recarga para apoiar a operação contínua das unidades eVTOL. Os custos de energia por kWh devem ser minuciosamente analisados, pois o modelo econômico dessas operações dependerá da eficiência energética.
Tecnologia autônoma
A aeronavegabilidade autônoma é um componente crucial para o sucesso da mobilidade aérea. A automação crescente, conforme destacado pela FAA, é um elemento que pode aumentar a segurança das operações. Com parcerias estratégicas com governos locais, as empresas devem alinhar suas expectativas com os padrões de segurança esperados pelo público.
“A FAA busca candidatos que possam entregar resultados bem-sucedidos por meio da cooperação com uma gama de entidades, o que acelerará estes projetos de acordo com os altos padrões de segurança que o público espera da indústria da aviação”
(“The FAA says it will approve at least five projects that can run for up to three years, covering short-range air taxis…”)— FAA, Agência Reguladora
A medida está atraindo o interesse de líderes do setor, como Joby Aviation e Archer Aviation, que já manifestaram a intenção de participar do programa, com aplicações previstas até 11 de dezembro de 2025. O futuro da mobilidade aérea elétrica pode estar prestes a deslanchar, com operações iniciando potencialmente em 2026.
Fonte: (TechCrunch – Mobilidade & EVs)