
São Paulo — InkDesign News — A aquisição da CalypsoAI pela F5, especializada em segurança cibernética, promete fortalecer a proteção contra ameaças direcionadas a aplicações de inteligência artificial, com foco em técnicas como injeção de prompt e jailbreak.
Vetor de ataque
A CalypsoAI, fundada em 2018, desenvolve tecnologia para proteção em tempo real contra ameaças que visam aplicações e modelos de IA. O alvo principal dessas tecnologias são ataques que exploram falhas como injeções de código (prompt injection), que podem comprometer dados e a integridade de sistemas que utilizam IA. A integração dessas capacidades ao Application Delivery and Security Platform (ADSP) da F5 promete reforçar a segurança em um cenário onde as soluções tradicionais “não conseguem acompanhar” as novas demandas (”can’t keep up”).
Impacto e resposta
Com um valor de aquisição de US$ 180 milhões, a F5 planeja finalizar a transação no quarto trimestre fiscal de 2025, que se encerra em 30 de setembro. A intenção é criar soluções de firewall moderno e outras aplicações de segurança que resguardem modelos de IA e fluxos de dados, respondendo assim a um aumento significativo nas ameaças cibernéticas direcionadas a este segmento.
Análise e recomendações
François Locoh-Donou, presidente e CEO da F5, enfatiza que a adição das capacidades de segurança adaptativa da CalypsoAI permitirá que empresas inovem mais rapidamente e protejam melhor dados críticos. A empresa pretende auxiliar as organizações a manterem independência em relação a modelos de IA e provedores de hospedagem, oferecendo proteção contra ameaças adversariais, segurança de dados e governança unificada.
As organizações devem estar cientes das mudanças rápidas no mercado de IA e se preparar para integrá-las em suas estratégias de segurança. Com o crescimento da geração e uso de IA, a demanda por soluções robustas de segurança se torna cada vez mais crítica.
Fonte: (Dark Reading – Segurança Cibernética)