Ex-presidente do BC Campos Neto assume vice-chairman do Nubank no mercado financeiro

São Paulo — InkDesign News — Roberto Campos Neto, ex-presidente do Banco Central do Brasil, assumirá a partir de 1º de julho o cargo de Vice-Chairman e Chefe Global de Políticas Públicas do Nubank. A movimentação ocorre após o cumprimento do período de quarentena legal e marca a entrada de Campos Neto no setor financeiro privado, em uma fase de atenção às variáveis macroeconômicas como inflação, juros e a estratégia de expansão internacional do banco digital.
Panorama econômico
No contexto global, o cenário econômico permanece volátil, com inflação ainda presente em diversos países, e decisões de política monetária que buscam equacionar crescimento econômico e controle de preços. No Brasil, o Banco Central encerrou o ciclo de alta de juros, mirando a estabilidade, enquanto instituições financeiras se adaptam às rápidas transformações tecnológicas e regulatórias. Em meio a essa conjuntura, o Nubank projeta ampliação de sua atuação na América Latina e internacionalmente, aproveitando-se da experiência de Campos Neto para auxiliar na interlocução com reguladores e na adaptação às normativas financeiras.
Indicadores e análises
Campos Neto liderou o Banco Central entre 2019 e 2024, período em que foram implementadas inovações como o PIX, o Open Finance e o Drex, o real digital. Seu mandato foi marcado pela convergência de políticas que influenciaram índices de inflação e mecanismos de acesso ao crédito. Ele é o único brasileiro a receber três vezes consecutivas o prêmio de Melhor Presidente de Banco Central da LatinFinance e foi nomeado “Central Banker of the Year” pela revista The Banker em 2020.
Em sua nova função, ele atuará diretamente com David Vélez, CEO e fundador do Nubank, liderando a agenda global de políticas públicas com foco na expansão internacional, relacionamento com reguladores e fóruns financeiros, além de análise econômica e de risco para as operações do banco na América Latina.
Impactos e previsões
O ingresso de Campos Neto no Nubank deve fortalecer a gestão estratégica do banco, aproveitando sua ampla experiência regulatória para fomentar inovações e melhorar o ambiente competitivo. A instituição espera ampliar sua base de clientes e facilitar o acesso a produtos financeiros, equilibrando qualidade e transparência. Segundo Vélez, “Estamos confiantes de que sua vasta experiência técnica nos setores financeiro e regulatório proporcionará uma liderança estratégica valiosa para o crescimento contínuo de nosso portfólio e operações na América Latina e em futuras geografias.”
“Estou ansioso por essa mudança de carreira e por liderar as equipes do Nubank em sua jornada contínua para desenvolver produtos e serviços financeiros inovadores, apoiando políticas e regulações modernas e competitivas no cenário internacional, levando a um maior acesso, transparência e qualidade para os consumidores.”
(“I look forward to this career change and leading Nubank’s teams in their ongoing journey to develop innovative financial products and services, supporting modern and competitive policies and regulations on the international stage, leading to greater access, transparency, and quality for consumers.”)— Roberto Campos Neto, Vice-Chairman e Chefe Global de Políticas Públicas do Nubank
Presente em paisagens regulatórias diferentes, o banco digital poderá ajustar sua estratégia conforme as condições econômicas e fiscais evoluem, utilizando as análises aprofundadas conduzidas por Campos Neto para antecipar riscos e oportunidades.
O futuro próximo reserva a integração de experiências regulatórias e tecnológicas para garantir que o Nubank amplie sua capilaridade e competitividade, respondendo aos desafios do mercado financeiro latino-americano e internacional.
Fonte: (CNN Brasil – Economia)