- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Ciência & Exploração

Estudo revela que extrato de semente de cardamomo aumenta proteínas antivirais

- Publicidade -
- Publicidade -

São Paulo — InkDesign News — Uma nova pesquisa da Universidade Shinshu indica que o extrato de sementes de cardamomo pode atuar como um agente antiviral, aumentando a produção de interferons do tipo I, proteínas essenciais para a defesa do organismo contra infecções virais.

Contexto da descoberta

Tratamentos baseados em plantas têm sido amplamente utilizados para tratar diversas doenças, incluindo infecções virais. Com o aumento do interesse pela nutrição funcional, a pesquisa sobre as propriedades antivirais de alimentos se intensificou, especialmente após o surgimento da pandemia de COVID-19.

O cardamomo, historicamente reconhecido por suas propriedades medicinais, agora recebe nova atenção por seus potenciais benefícios na produção de moléculas antivirais. “Temos pesquisado ingredientes alimentares que podem prevenir infecções virais… a pandemia aumentou o foco societal nas propriedades antivirais dos alimentos” (Dr. Kawahara, Universidade Shinshu).

Métodos e resultados

No estudo, os pesquisadores utilizaram células pulmonares humanas conhecidas como células A549 para examinar os efeitos do extrato de sementes de cardamomo em um cenário simulando infecções virais. Os resultados mostraram que o extrato e seu principal componente, o 1,8-cineole, ativaram sensores intracelulares de ácidos nucleicos, que reconhecem moléculas de DNA e RNA virais.

A ativação desses sensores induziu a produção de citocinas, com destaque para os interferons do tipo I, fundamentais na resposta antiviral do corpo. Os autores relatam que o tratamento com o extrato de cardamomo resultou em um aumento significativo na produção desses interferons.

Implicações e próximos passos

Com base nas descobertas, Kawahara expressou interesse nas aplicações médicas potenciais do cardamomo. “É previsto que ele possa ser utilizado como um material antiviral para prevenir uma ampla gama de infecções virais” (Dr. Kawahara, Universidade Shinshu).

Os pesquisadores também destacam a importância de explorar ingredientes alimentares na prevenção de infecções virais no cotidiano. A expectativa é que estudos adicionais possam expandir a compreensão sobre as propriedades antivirais de outros alimentos e substâncias naturais.

A pesquisa foi publicada em agosto de 2025 na revista Foods, acrescentando um novo capítulo ao uso de compostos bioativos na luta contra infecções virais.

Fonte: (sci.news– Ciência & Descobertas)

- Publicidade -
- Publicidade -

Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

Artigos relacionados

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

0 Comentários
Mais votado
mais recentes mais antigos
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
- Publicidade -
Botão Voltar ao topo
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
Fechar

Adblock detectado

Olá! Percebemos que você está usando um bloqueador de anúncios. Para manter nosso conteúdo gratuito e de qualidade, contamos com a receita de publicidade.
Por favor, adicione o InkDesign News à lista de permissões do seu adblocker e recarregue a página.
Obrigado pelo seu apoio!