- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Ciência & Exploração

Estudo revela motivo da cor alaranjada nos rios árticos

- Publicidade -
- Publicidade -

Umeå — InkDesign News — Um novo estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Umeå desafia paradigmas sobre os efeitos do gelo no ambiente, ao demonstrar que o gelo é capaz de dissolver minerais de ferro de maneira mais eficaz do que a água líquida. Publicada na revista científica PNAS, a pesquisa lança luz sobre o fenômeno observado em rios do Ártico, que adquirem coloração ferrugínea à medida que o permafrost degela em resposta ao aquecimento global.

O Contexto da Pesquisa

Em ambientes de clima frio, tradicionalmente se acreditava que as baixas temperaturas inibem reações químicas, tornando o gelo um agente inerte no ciclo dos minerais. Esta perspectiva, no entanto, começou a ser questionada diante das transformações ambientais recentes, especialmente no Ártico, onde o degelo do permafrost tem modificado de modo marcante a composição dos rios. Cientistas agora buscam compreender quais mecanismos químicos podem estar impulsionando a liberação de ferro, um processo relevante para a ecossistemas aquáticos e qualidade da água.

Resultados e Metodologia

Segundo a publicação, o gelo a -10°C foi capaz de liberar mais ferro de minerais comuns do que a água líquida a 4°C, contrariamente ao consenso científico predominante. Utilizando técnicas avançadas de microscopia e experimentos laboratoriais, a equipe estudou principalmente a goethita — um óxido de ferro frequente na natureza — em combinação com ácidos orgânicos naturais. Eles observaram que os ciclos de congelamento e degelo intensificam a dissolução do ferro, pois as bolsas microscópicas de água entre os cristais de gelo atuam como reatores químicos extremamente ácidos.

“Pode soar contraintuitivo, mas o gelo não é um bloco congelado passivo”
(“It may sound counterintuitive, but ice is not a passive frozen block”)

— Jean-François Boily, Professor, Universidade de Umeå

Além disso, compostos orgânicos retidos no gelo são liberados durante o degelo, alimentando novas reações químicas. A salinidade mostrou ter efeito crucial, com dissolução intensificada em águas doces e salobras, e reduzida em água do mar.

Implicações e Próximos Passos

Segundo os autores, os achados são relevantes sobretudo para ambientes ácidos, incluindo drenagens de mineração, poeira atmosférica congelada, solos ácidos ao redor do Mar Báltico, e zonas polares onde minerais de ferro interagem com matéria orgânica.

“À medida que o clima se aquece, os ciclos de congelamento e degelo tornam-se mais frequentes. Cada ciclo libera ferro de solos e do permafrost na água. Isso pode afetar a qualidade da água e os ecossistemas aquáticos em vastas áreas”
(“As the climate warms, freeze-thaw cycles become more frequent. Each cycle releases iron from soils and permafrost into the water. This can affect water quality and aquatic ecosystems across vast areas”)

— Angelo Pio Sebaaly, Doutorando, Universidade de Umeå

Os resultados apontam para um papel ativo do gelo no ciclo natural dos elementos. O próximo passo dos pesquisadores é investigar se a dissolução mais eficiente do ferro é aplicável a todos os tipos de gelo que contêm minerais ferrosos. Essas investigações serão conduzidas no laboratório coordenado por Boily.

O avanço dessas pesquisas poderá elucidar escalas maiores de impacto do aquecimento global, influenciando políticas ambientais e estratégias para proteção de ecossistemas vulneráveis, especialmente nos polos e regiões montanhosas severamente afetadas por transformações climáticas.

Fonte: (ScienceDaily – Ciência)

- Publicidade -
- Publicidade -

Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

Artigos relacionados

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

0 Comentários
Mais votado
mais recentes mais antigos
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
- Publicidade -
Botão Voltar ao topo
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
Fechar

Adblock detectado

Olá! Percebemos que você está usando um bloqueador de anúncios. Para manter nosso conteúdo gratuito e de qualidade, contamos com a receita de publicidade.
Por favor, adicione o InkDesign News à lista de permissões do seu adblocker e recarregue a página.
Obrigado pelo seu apoio!