- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Space & Exploração

ESA prepara satélite PLATO para caçar exoplanetas

- Publicidade -
- Publicidade -

São Paulo — InkDesign News — A missão PLATO da Agência Espacial Europeia (ESA) se prepara para ser lançada em dezembro, marcando uma nova era na busca por exoplanetas, com foco em mundos semelhantes à Terra.

Detalhes da missão

Com um custo estimado em 4 bilhões de euros (aproximadamente 4,62 bilhões de dólares), PLATO (Planetary Transits and Oscillations of Stars) realizará suas operações em órbita a partir de uma plataforma lançada por um foguete Ariane 6. A equipe técnica concluiu recentemente com sucesso os testes de implantação dos painéis solares do satélite, um passo essencial para assegurar seu funcionamento adequado no espaço. As operações iniciais incluem a coleta de dados de mais de 150.000 estrelas simultaneamente, buscando variações mínimas no brilho estelar causadas por passagens de planetas.

Tecnologia e objetivos

PLATO é equipado com 26 câmeras que permitem a observação contínua de estrelas, visando a detecção de exoplanetas via o método do trânsito. Para garantir alta sensibilidade, as câmeras precisam permanecer em temperaturas ao redor de -80 graus Celsius. A ESA destacou:

“Para alcançar a sensibilidade necessária, as câmeras devem ser mantidas em temperaturas ótimas ao redor de -80 graus Celsius.”
(“To achieve the necessary high sensitivity, the cameras must be kept cool, so that each camera is kept at its best-focus temperature around -80 degrees Celsius.”)

— ESA, Agência Espacial Europeia

Próximos passos

Após a conclusão dos testes de implantação, que incluem simulações da pressão e vibração do lançamento, PLATO fará uma série de testes pré-lançamento antes de embarcar para sua missão astronômica. A missão está programada para durar pelo menos quatro anos, e seu impacto na exploração de exoplanetas pode ser significativo. De acordo com as informações da ESA, se financiada adequadamente e mantendo o satélite em boas condições, a missão poderá ser prolongada. Um porta-voz da agência comentou:

“PLATO está a caminho para os testes finais para confirmar que está apto para lançamento.”
(“PLATO is on track for the final key tests to confirm that it is fit for launch.”)

— ESA, Agência Espacial Europeia

A missão PLATO representa um avanço notável na exploração espacial, contribuindo para o nosso entendimento sobre sistemas planetários e, potencialmente, a descoberta de novos mundos habitáveis.

Fonte: (Space.com – Space & Exploração)

- Publicidade -
- Publicidade -

Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

Artigos relacionados

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

0 Comentários
Mais votado
mais recentes mais antigos
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
- Publicidade -
Botão Voltar ao topo
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
Fechar

Adblock detectado

Olá! Percebemos que você está usando um bloqueador de anúncios. Para manter nosso conteúdo gratuito e de qualidade, contamos com a receita de publicidade.
Por favor, adicione o InkDesign News à lista de permissões do seu adblocker e recarregue a página.
Obrigado pelo seu apoio!