
São Paulo — InkDesign News — A missão PLATO da Agência Espacial Europeia (ESA) se prepara para ser lançada em dezembro, marcando uma nova era na busca por exoplanetas, com foco em mundos semelhantes à Terra.
Detalhes da missão
Com um custo estimado em 4 bilhões de euros (aproximadamente 4,62 bilhões de dólares), PLATO (Planetary Transits and Oscillations of Stars) realizará suas operações em órbita a partir de uma plataforma lançada por um foguete Ariane 6. A equipe técnica concluiu recentemente com sucesso os testes de implantação dos painéis solares do satélite, um passo essencial para assegurar seu funcionamento adequado no espaço. As operações iniciais incluem a coleta de dados de mais de 150.000 estrelas simultaneamente, buscando variações mínimas no brilho estelar causadas por passagens de planetas.
Tecnologia e objetivos
PLATO é equipado com 26 câmeras que permitem a observação contínua de estrelas, visando a detecção de exoplanetas via o método do trânsito. Para garantir alta sensibilidade, as câmeras precisam permanecer em temperaturas ao redor de -80 graus Celsius. A ESA destacou:
“Para alcançar a sensibilidade necessária, as câmeras devem ser mantidas em temperaturas ótimas ao redor de -80 graus Celsius.”
(“To achieve the necessary high sensitivity, the cameras must be kept cool, so that each camera is kept at its best-focus temperature around -80 degrees Celsius.”)— ESA, Agência Espacial Europeia
Próximos passos
Após a conclusão dos testes de implantação, que incluem simulações da pressão e vibração do lançamento, PLATO fará uma série de testes pré-lançamento antes de embarcar para sua missão astronômica. A missão está programada para durar pelo menos quatro anos, e seu impacto na exploração de exoplanetas pode ser significativo. De acordo com as informações da ESA, se financiada adequadamente e mantendo o satélite em boas condições, a missão poderá ser prolongada. Um porta-voz da agência comentou:
“PLATO está a caminho para os testes finais para confirmar que está apto para lançamento.”
(“PLATO is on track for the final key tests to confirm that it is fit for launch.”)— ESA, Agência Espacial Europeia
A missão PLATO representa um avanço notável na exploração espacial, contribuindo para o nosso entendimento sobre sistemas planetários e, potencialmente, a descoberta de novos mundos habitáveis.
Fonte: (Space.com – Space & Exploração)