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Educação

Educação: 70% dos alunos do ensino médio usam IA generativa

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Brasília — InkDesign News — Sete em cada dez estudantes brasileiros do ensino médio usuários da internet utilizam ferramentas de inteligência artificial generativa para realizar pesquisas escolares, conforme pesquisa do Cetic.br divulgada na manhã de hoje.

Contexto educacional

A 15ª edição da pesquisa TIC Educação revela que 70% dos alunos do ensino médio e 39% dos do ensino fundamental utilizam ferramentas como o ChatGPT nas suas atividades escolares. Apesar de seu uso crescente, apenas 32% dos estudantes receberam orientação nas escolas sobre a utilização dessas tecnologias. Essa nova realidade destaca a necessidade de adaptação das instituições ao redor das práticas de aprendizagem modernas.

Políticas e iniciativas

As escolas brasileiras estão se esforçando para debater o uso da AI generativa com professores e pais. Daniela Costa, coordenadora do estudo, afirma que “68% dos gestores escolares dizem que realizaram reunião com professores e 60% com pais sobre o uso de tecnologias digitais nas escolas”. A pesquisa também indica que 40% dos gestores abordaram regras específicas para o uso dessas ferramentas em encontros com a comunidade escolar.

“Essas práticas de busca de informações baseadas em IA trazem novas demandas para as escolas no que diz respeito a orientar os alunos sobre a integridade da informação, a autoria e sobre como avaliar fontes de informação. Além disso, é importante também que os alunos saibam como se valer desses recursos para construir o próprio conhecimento”
(“The main point is that these AI-based information search practices bring new demands for schools regarding guiding students on information integrity, authorship, and how to evaluate information sources. Additionally, it is important for students to know how to use these resources to build their own knowledge.”)

— Daniela Costa, Coordenadora do estudo

Desafios e perspectivas

Apesar do aumento na conectividade, as desigualdades de acesso à tecnologia nas escolas ainda são preocupantes. Embora 96% das instituições tenham acesso à internet, a utilização efetiva dela varia significativamente. Nas escolas estaduais, 67% dos alunos utilizam a internet para atividades escolares, enquanto somente 27% dos alunos de escolas municipais têm acesso a esse recurso. Além disso, a falta de dispositivos para uso educacional é uma realidade persistente, especialmente em áreas rurais.

“A maior parte dos docentes que realizaram desenvolvimento profissional (67% do total) mencionou que a atividade contribuiu para melhor orientar os alunos sobre o uso dessas tecnologias”
(“The majority of teachers who underwent professional development (67% of the total) mentioned that the activity helped them better guide students on the use of these technologies.”)

— Daniela Costa, Coordenadora do estudo

Em futuro próximo, é essencial que as escolas se concentrem não apenas na integração da tecnologia, mas também na inclusão e formação contínua de professores e alunos. Essa abordagem poderá reduzir as desigualdades existentes e promover uma educação mais equitativa e eficaz.

Fonte: (Agência Brasil – Educação)

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Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

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