eBay e Etsy mantêm confiança em marketplace mesmo com tarifas

São Paulo — InkDesign News — As recentes divulgações de resultados do primeiro trimestre de 2025 da eBay e Etsy mostram a resiliência destas plataformas de e-commerce diante da pressão de tarifas comerciais, refletindo estratégias locais de sourcing e um cenário de consumo ainda cauteloso no mercado americano.
Performance sob pressão tarifária
Ambas as empresas destacaram uma exposição mínima às tarifas impostas pelo governo dos Estados Unidos, decorrentes das tensões comerciais com a China. No caso da eBay, apenas cerca de 5% do valor bruto de mercadorias (GMV) total vem da China continental, com o total da Ásia ficando abaixo de 10%. A Etsy, por sua vez, reportou que pouco mais de 1% de seu GMV deriva de importações dos EUA oriundas de vendedores chineses.
“Nosso trimestre China para EUA representa cerca de 5% do valor bruto total das mercadorias para nós. E a China como um todo é pouco menos de 10%.”
(“Our greater China to U.S. quarter makes up about 5% of total [gross merchandise value] for us. And China overall is a little less than 10%.”)— Jamie Iannone, CEO, eBay
“Atualmente, a exposição direta da Etsy a tarifas parece ser relativamente baixa, dado que pouco mais de 1% das vendas brutas de mercadorias vem de importações dos EUA de itens comprados de vendedores na China.”
(“At present, Etsy’s direct tariff exposure appears to be relatively low given that just over 1% of [gross merchandise sales] comes from U.S. imports of items purchased from sellers in China.”)— Lanny Baker, CFO, Etsy
“A maioria são empreendedores solo trabalhando de casa, com 90% das matérias-primas sendo adquiridas localmente.”
(“Most are solo entrepreneurs working from their home with 90% sourcing their supplies domestically.”)— Josh Silverman, CEO, Etsy
Desempenho e desafios do mercado
A Etsy apresentou um declínio de 3,4% no número de compradores ativos ano a ano, caindo para 88,5 milhões, e 11% a menos de compradores habituais, em 6,2 milhões. A receita bruta da plataforma caiu 8,9%, totalizando US$ 2,3 bilhões. O modelo de negócios focado em produtos artesanais e vintage parece impactado pela cautela do consumidor, apesar da baixa exposição tarifária.
Por outro lado, a eBay reportou crescimento devido a um aumento na demanda por produtos usados e recondicionados, que constituem mais de 40% do seu inventário. O volume bruto de mercadorias subiu para US$ 18,8 bilhões, com receita crescendo pouco mais de 1%, alcançando US$ 2,58 bilhões.
“Observamos tendências saudáveis em volume graças à força em nossas categorias foco e o que pode ser um leve adiantamento da demanda de consumidores preocupados com custos e complexidade no controle aduaneiro dos EUA num futuro próximo.”
(“We have observed healthy volume trends due to strength in our focus categories and what could be a modest pull forward of demand from consumers worried about increased costs and complexity at U.S. customs in the near future.”)— Steve Priest, CFO, eBay
Próximos passos e perspectivas
A Etsy continua a capitalizar sua aquisição da Depop, plataforma de moda de segunda mão que tem registrado níveis recordes de GMV, mesmo em contexto de recessão. Ambas as empresas reconhecem os desafios macroeconômicos persistentes, mas destacam sua capacidade de adaptação através de estratégias locais e foco na experiência do consumidor.
Para o setor de commerce e retail tech, a experiência dessas plataformas aponta para a importância da diversificação de fornecedores e da aposta em oferta local em ambientes tarifários voláteis.
Fonte: (TechCrunch – Commerce & Retail Tech)