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Cultura Tech & Geek

É válido reduzir a dificuldade em games que você joga

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São Paulo — InkDesign News — O cenário dos games e da cultura geek está em contínua transformação, especialmente quando se fala sobre a experiência do jogador e as mecânicas de dificuldade. Recentemente, discutiu-se como a percepção do nível de dificuldade pode influenciar a decisão dos jogadores, levando alguns a desistirem antes mesmo de utilizar opções que poderiam facilitar a jogabilidade.

Lançamento e features

The First Berserker: Khazan foi lançado em março de 2025 e, embora não tenha alcançado o mesmo sucesso que outros títulos do gênero Soulslike, conquistou uma base fiel de jogadores. O estúdio Neople introduziu várias opções de dificuldade, incluindo um modo “Easy”, que foi descrito por críticos como “uma excelente tábua de salvação” para jogadores que enfrentam dificuldades em momentos críticos do jogo.

“Você morrerá menos frequentemente no modo fácil, mas ainda assim morrerá, e provavelmente muitas vezes.”
(“You will die less often on easy mode, but you will most definitely still die, and probably still a lot.”)

— Ethan, Crítico de Games

Recepção e audiência

Despite the positive feedback regarding the “Easy” mode, Junho Lee, diretor criativo do jogo, revelou que muitos jogadores optam por desistir ao invés de mudar para a dificuldade mais baixa. Ele comentou: “Quando perguntamos o motivo, muitas pessoas disseram: ‘Eu prefiro desistir com dignidade do que baixar para Easy.’”

“O jogo estava muito difícil para eles.”
(“the game was too hard for them.”)

— Junho Lee, Diretor Criativo, Neople

Tendências e mercado

A resposta negativa de alguns aos modos de dificuldade reflete uma cultura gamer que muitas vezes valoriza a habilidade em detrimento da experiência. Em resposta a essa percepção, a Neople acabou mudando a nomenclatura do modo “Easy” para “Normal” e promoveu outras opções, como “Beginner” e “Hardcore”, visando diversificar a experiência do jogador. Lee observou: “A dificuldade é subjetiva, e cada jogador vive os desafios de maneira diferente.”

Além disso, essas mudanças indicam uma tendência crescente no mercado, onde os desenvolvedores estão buscando maneiras de tornar seus jogos mais acessíveis a uma audiência mais ampla, sem comprometer a integridade do jogo.

Os próximos meses prometem novidades, com atualizações e DLCs planejadas, o que pode impactar ainda mais a recepção ao título e a discussão sobre dificuldade em jogos. A sociedade gamer, já marcada por opiniões divergentes, verá como esses desenvolvimentos moldarão sua evolução.

Fonte: (Kotaku – Cultura Tech & Geek)

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Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

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