
São Paulo — InkDesign News — O novo jogo da Double Fine, Keeper, traz uma experiência única ao universo dos games, apresentando mecânicas inovadoras e uma narrativa emocional, destacando-se na cultura geek atual.
Lançamento e features
Keeper foi lançado no dia 17 de outubro de 2025, disponível para Xbox e PC. Este é o primeiro jogo totalmente desenvolvido pelo estúdio após a aquisição pela Microsoft. O título é uma aventura single-player que mistura elementos de puzzles e uma estética visual impressionante. Os jogadores controlam um farol senciente que se une a um pássaro em um mundo pós-apocalíptico repleto de vidas vegetais bizarras.
Recepção e audiência
Embora tenha uma duração curta de cerca de três horas de gameplay, Keeper promete surpreender seus jogadores com reviravoltas na narrativa a cada meia hora. A crítica destaca que, apesar da simplicidade nas mecânicas e na ausência de combate, “o jogo é uma oportunidade para desfrutar das cores vibrantes, das situações peculiares e, esperançosamente, sentir algo no final.” (
“o jogo é uma oportunidade para desfrutar das cores vibrantes, das situações peculiares e, esperançosamente, sentir algo no final.”
(“the game is a chance to just vibe out with it for like three hours. Enjoy all the pretty colors, the weird stuff, and hopefully, by the end, feel something.”)— Kotaku
). Essa abordagem criativa tem como objetivo manter os jogadores imersos em uma experiência nova e envolvente, mesmo que de forma rápida.
Tendências e mercado
A recepção de Keeper indica uma tendência crescente no mercado de games em explorar experiências narrativas rápidas e emocionais, em contraste com títulos mais longos e complexos. “Esses são os tipos de jogos que quero que a Xbox preencha o Game Pass, não novos títulos de Call of Duty que tornam o serviço mais caro.” (
“Esses são os tipos de jogos que quero que a Xbox preencha o Game Pass, não novos títulos de Call of Duty que tornam o serviço mais caro.”
(“These are the kinds of games I want Xbox to fill Game Pass with, not new Call of Duty titles that make the service more expensive.”)— Kotaku
). Essa evolução no design de game pode ser um indicativo de que a indústria se volta cada vez mais para conteúdo acessível e voltado para uma experiência imersiva.
A expectativa é que eventos futuros, como conferências de desenvolvedores e DLCs, continuem a explorar o potencial criativo de pequenas experiências emocionais, impactando a evolução do mercado de jogos. A ligação contínua entre desenvolvedores independentes e grandes estúdios pode resultar em inovações que encantam os fãs na cultura geek.
Fonte: (Kotaku – Cultura Tech & Geek)