
São Paulo — InkDesign News — A recente controvérsia envolvendo o filme The Abyss, de James Cameron, destaca o impacto da cultura geek sobre debates em torno da ética e da representação animal em mídias, refletindo questões que ressoam nas comunidades de games e e-sports.
Lançamento e features
O filme The Abyss, lançado em 1989, apresenta um segmento notório em que um rato é submerso em um líquido respiratório, inflamando hoje uma nova discussão sobre a adequação de suas cenas. Este trechinho específico, que mostra o rato inicialmente em pânico e, eventualmente, respirando o líquido rico em oxigênio, foi removido das versões exibidas no Reino Unido devido a preocupações com bem-estar animal, em resposta a um pedido da RSPCA. A versão mais recente do filme foi disponibilizada no Disney+ na Inglaterra em abril, mas, após reivindicações, o conteúdo polêmico foi excluído novamente.
Recepção e audiência
Apesar de ter sido um fracasso comercial no seu lançamento, The Abyss conquistou uma base fiel de fãs ao longo dos anos, tornando-se um clássico da ficção científica. O impacto da obra se reflete nas cifras de audiência de streaming; mesmo com as restrições, houve um aumento significativo no número de visualizações na plataforma. Segundo a RSPCA, “não se trata de cultura do cancelamento—nós apoiaríamos o Disney+ reintegrando o filme, mas com essa cena problemática removida.” (“This isn’t about cancel culture—we’d welcome Disney Plus reinstating the film to their platform, just with this troubling scene removed.”)
“Isso é sobre destacar uma brecha que permite cenas de abuso animal que são inaceitáveis em outros lugares serem transmitidas livremente e legalmente para nossas casas.”
(“This was instead about highlighting a loophole that currently exists, allowing animal abuse scenes deemed unacceptable elsewhere to be streamed freely and legally into our homes.”)— Porta-voz, RSPCA
Tendências e mercado
Com a crescente explosão de plataformas de streaming, questões como a de The Abyss se tornam mais relevantes. O debate sobre bem-estar animal e a ética na produção audiovisual influencia diretamente a percepção do público, assim como os lançamentos em um cenário de games que preza por narrativas responsáveis. Em defesa de um consumo mais consciente, a RSPCA destacou que o mercado deve se adequar a essas normativas. A indústria de jogos também tem reações a esse tipo de controvérsia, diversificando suas mecânicas e se preocupando com a representação.
Os próximos eventos, como lançamentos de DLCs e atualizações em jogos que discutem questões sociais, prometem refletir um impacto contínuo dessas conversas sobre ética e responsabilidade na indústria de mídias. Com a proximidade de conferências de tecnologia e jogos, uma atenção renovada será dada a essas inquietações éticas.
Fonte: (Kotaku – Cultura Tech & Geek)