
São Paulo — InkDesign News —
O desenvolvimento de jogos sempre gera discussões entre fãs e desenvolvedores sobre o que realmente forma um grande título. Recentemente, Mark Darrah, ex-produtor executivo da BioWare, lançou um vídeo detalhando a tumultuada criação de Anthem, revelando insights valiosos sobre a cultura geek e o impacto dos executivos na produção de games.
Lançamento e features
A BioWare apresentou Anthem em 2017, inicialmente sob o codinome Dylan, como uma proposta inovadora. O então diretor Casey Hudson buscava um modelo de negócios que unisse a narrativa rica da BioWare com a dinâmica dos serviços ao vivo. Segundo Darrah, Hudson “queria mostrar que a BioWare precisava mudar e que deveria ser algo diferente” (“what BioWare has done in the past is old-fashioned and its time has come and gone”).
“Executivos querem ouvir que a BioWare acredita que precisa mudar.”
(“Executives want to hear that BioWare believes it needs to change.”)— Mark Darrah, Ex-produtor Executivo, BioWare
Recepção e audiência
Apesar das altas expectativas, Anthem lutou para estabelecer uma base sólida de players. Problemas como a falta de uma visão clara e desafios técnicos com o motor Frostbite prejudicaram o título. O jogo nunca conseguiu alcançar a audiência desejada e, durante seu desenvolvimento, Darrah alertou repetidamente para a necessidade de mais tempo, sugerindo priorizar o Dragon Age 4 em vez de apressar Anthem.
“Acredito que nossa proposta estava mal gerenciada e não conseguiu atingir o potencial que podíamos ter.”
(“I believe our proposal was mismanaged and failed to reach the potential we could have.”)— Mark Darrah, Ex-produtor Executivo, BioWare
Tendências e mercado
A troca constante entre jogos estruturados e serviços ao vivo reflete uma tendência crescente na indústria. A demanda por modelos que gerem receita consistente, similar ao que ocorre com FIFA, ficou evidente na abordagem da BioWare. A ideia de que “jogos precisavam drásticas mudanças” foi amplamente promovida, mas, conforme demonstrado, pode ter causado desunião interna e crise de identidade, impactando frentes como Dragon Age: The Veilguard.
O impacto do “não adiamento” de Anthem pode ser um alerta para futuras produções. Com jogos em serviço exigindo cada vez mais do público e dos desenvolvedores, a pressão por resultados financeiros pode afetar a criatividade e inovação nas narrativas.
Fique atento a eventos futuros e DLCs que podem surgir, potencialmente moldando o futuro da BioWare e suas franquias. O estúdio está em um período de reinvenção e desenvolvimento contínuo, o que pode impactar significativamente a cultura geek e gaming.
Fonte: (Kotaku – Cultura Tech & Geek)