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Cultura Tech & Geek

Desenvolvedor quer Dragon Age 4 lançado antes de Anthem

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São Paulo — InkDesign News —

O desenvolvimento de jogos sempre gera discussões entre fãs e desenvolvedores sobre o que realmente forma um grande título. Recentemente, Mark Darrah, ex-produtor executivo da BioWare, lançou um vídeo detalhando a tumultuada criação de Anthem, revelando insights valiosos sobre a cultura geek e o impacto dos executivos na produção de games.

Lançamento e features

A BioWare apresentou Anthem em 2017, inicialmente sob o codinome Dylan, como uma proposta inovadora. O então diretor Casey Hudson buscava um modelo de negócios que unisse a narrativa rica da BioWare com a dinâmica dos serviços ao vivo. Segundo Darrah, Hudson “queria mostrar que a BioWare precisava mudar e que deveria ser algo diferente” (“what BioWare has done in the past is old-fashioned and its time has come and gone”).

“Executivos querem ouvir que a BioWare acredita que precisa mudar.”
(“Executives want to hear that BioWare believes it needs to change.”)

— Mark Darrah, Ex-produtor Executivo, BioWare

Recepção e audiência

Apesar das altas expectativas, Anthem lutou para estabelecer uma base sólida de players. Problemas como a falta de uma visão clara e desafios técnicos com o motor Frostbite prejudicaram o título. O jogo nunca conseguiu alcançar a audiência desejada e, durante seu desenvolvimento, Darrah alertou repetidamente para a necessidade de mais tempo, sugerindo priorizar o Dragon Age 4 em vez de apressar Anthem.

“Acredito que nossa proposta estava mal gerenciada e não conseguiu atingir o potencial que podíamos ter.”
(“I believe our proposal was mismanaged and failed to reach the potential we could have.”)

— Mark Darrah, Ex-produtor Executivo, BioWare

Tendências e mercado

A troca constante entre jogos estruturados e serviços ao vivo reflete uma tendência crescente na indústria. A demanda por modelos que gerem receita consistente, similar ao que ocorre com FIFA, ficou evidente na abordagem da BioWare. A ideia de que “jogos precisavam drásticas mudanças” foi amplamente promovida, mas, conforme demonstrado, pode ter causado desunião interna e crise de identidade, impactando frentes como Dragon Age: The Veilguard.

O impacto do “não adiamento” de Anthem pode ser um alerta para futuras produções. Com jogos em serviço exigindo cada vez mais do público e dos desenvolvedores, a pressão por resultados financeiros pode afetar a criatividade e inovação nas narrativas.

Fique atento a eventos futuros e DLCs que podem surgir, potencialmente moldando o futuro da BioWare e suas franquias. O estúdio está em um período de reinvenção e desenvolvimento contínuo, o que pode impactar significativamente a cultura geek e gaming.

Fonte: (Kotaku – Cultura Tech & Geek)

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Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

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