- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Ciência & Exploração

Descoberta revela 3I/ATLAS brilhando verde na astronomia

- Publicidade -
- Publicidade -

Namíbia — InkDesign News — Novas imagens surpreendentes do cometa interstelar 3I/ATLAS capturadas durante o eclipse lunar total da semana passada, nos céus escuros da Namíbia, apontam uma intrigante transformação: o objeto, com origem fora do Sistema Solar, exibe coloração verde-acinzentada enquanto avança rumo ao Sol. O fenômeno foi observado por astrofotógrafos durante um raro evento astronômico, dando início a uma nova etapa de investigação científica sobre a composição e o comportamento desse visitante interestelar.

O Contexto da Pesquisa

O cometa 3I/ATLAS, medindo aproximadamente 11 km de diâmetro, foi detectado pela primeira vez em julho, migrando a mais de 210.000 km/h oriundo das proximidades de Júpiter. Logo ficou claro para a comunidade astronômica que se tratava de um visitante interstelar, possivelmente expulsado de outro sistema estelar da Via Láctea e possivelmente mais antigo do que o próprio Sistema Solar. Eventos semelhantes de coloração esverdeada já foram registrados em cometas recentes, como o “green comet” C/2022 E3 e o 12P/Pons-Brooks, ambos próximos ao Sol.

Resultados e Metodologia

Segundo registros do International Gemini Observatory e astrofotógrafos como Michael Jäger e Gerald Rhemann, as imagens feitas durante o eclipse revelam o crescimento da tradicional cauda do cometa e, inesperadamente, um brilho esverdeado. A explicação mais comum para essa tonalidade é a presença de moléculas de dicarbono (C2) na coma do cometa. Contudo, análises espectroscópicas ainda não detectaram esse composto em 3I/ATLAS. Há, porém, indícios do surgimento de novos compostos conforme o núcleo do cometa é aquecido pela radiação solar, incluindo cianeto.

A nova coloração pode ser causada pela liberação de “raros compostos químicos aprisionados sob camadas de gelo, que agora estão sendo expelidos com o aquecimento solar.”
(“rare chemicals trapped under layers of ice, now expelled as solar heating increases.”)

— Spaceweather.com, relatório técnico

“O surgimento do verde também pode estar relacionado à presença de cianeto, como observado pelo Very Large Telescope no deserto do Atacama em agosto.”
(“The green hue may also relate to the presence of cyanide, as observed by the Very Large Telescope in Chile’s Atacama Desert in August.”)

— Avi Loeb, Astrônomo, Universidade Harvard

Implicações e Próximos Passos

A identificação precisa dos compostos responsáveis pela coloração verde em 3I/ATLAS ainda depende de novas observações espectrais e fotográficas, previstas para os próximos meses. A trajetória do cometa o levará a um sobrevoo próximo a Marte e ao periélio em 29 de outubro. Posteriormente, 3I/ATLAS ficará temporariamente oculto aos observadores terrestres, ressurgindo em dezembro, quando estará cerca de 700 vezes mais distante que a Lua.

Especialistas ponderam que a elucidação desse fenômeno pode trazer novas informações sobre a química de objetos formados em outros sistemas estelares, além de aperfeiçoar métodos de análise de cometas rarefeitos e longínquos.

O acompanhamento contínuo de 3I/ATLAS promete lançar luz sobre os processos físicos e químicos que marcam a passagem de um visitante interstelar pelo Sistema Solar, ampliando horizontes para futuras missões de exploração e estudo da matéria primordial do universo.

Fonte: (Live Science – Ciência)

- Publicidade -
- Publicidade -

Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

Artigos relacionados

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

0 Comentários
Mais votado
mais recentes mais antigos
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
- Publicidade -
Botão Voltar ao topo
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
Fechar

Adblock detectado

Olá! Percebemos que você está usando um bloqueador de anúncios. Para manter nosso conteúdo gratuito e de qualidade, contamos com a receita de publicidade.
Por favor, adicione o InkDesign News à lista de permissões do seu adblocker e recarregue a página.
Obrigado pelo seu apoio!