- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Ciência & Exploração

Descoberta de Super-Earth na zona habitável de Gliese 251

- Publicidade -
- Publicidade -

São Paulo — InkDesign News — Astrônomos da Universidade da Califórnia, Irvine, anunciaram a descoberta de Gliese 251c, um exoplaneta super-Terra localizado a cerca de 18 anos-luz da Terra. Este planeta orbita a estrela vermelha anã Gliese 251, a 74ª estrela mais próxima do nosso sistema solar.

Contexto da descoberta

Gliese 251, também conhecida como GJ 251, HD 265866 ou Wolf 294, encontra-se a 5,58 parsecs na constelação de Gêmeos. A nova adição ao sistema, Gliese 251c, foi identificada com uma massa de 3,84 vezes a da Terra e um período orbital de 53,6 dias, enquanto Gliese 251b, descoberto em 2020, possui 3,85 vezes a massa terrestre e um período orbital de 14,2 dias. A proximidade do sistema torna-o um alvo valioso para estudos futuros.

Métodos e resultados

A descoberta de Gliese 251c foi possibilitada por dados do Habitable-Zone Planet Finder (HPF), um espectrógrafo de precisão localizado no Telescópio Hobby-Eberly, no Observatório McDonald, no Texas. O sinal do planeta foi confirmado em seguida pelo espectrômetro NEID, no Observatório Nacional Kitt Peak, no Arizona. O uso de técnicas avançadas de espectroscopia permitiu a detecção de sinais muito fracos.

“Estamos na vanguarda da tecnologia e métodos de análise com este sistema. Embora a descoberta seja bastante significativa do ponto de vista estatístico, ainda estamos determinando o status do planeta devido à incerteza de nossos instrumentos e métodos.”
(“We are at the cutting edge of technology and analysis methods with this system. While its discovery is quite statistically significant, we are still determining the status of the planet due to the uncertainty of our instruments and methods.”)

— Corey Beard, Cientista de Dados, Design West Technologies

Implicações e próximos passos

Com sua localização favorável, Gliese 251c é considerado um candidato ideal para futuras observações diretas, especialmente com o desenvolvimento do Telescópio de Trinta Metros (TMT). Espera-se que os grandes espelhos do TMT possam permitir a imagem de exoplanetas fracos e a confirmação da presença de água.

“TMT será o único telescópio com resolução suficiente para imagem exoplanetas como este.”
(“TMT will be the only telescope with sufficient resolution to image exoplanets like this one.”)

— Dr. Beard, Design West Technologies

A pesquisa foi publicada na revista Astronomical Journal e representa um passo importante na busca por exoplanetas habitáveis.

A descoberta de Gliese 251c não apenas enriquece nossa compreensão de sistemas planetários próximos, mas também poderá trazer novas informações sobre a potencial habitabilidade de mundos em torno de estrelas anãs.

Fonte: (sci.news– Ciência & Descobertas)

- Publicidade -
- Publicidade -

Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

Artigos relacionados

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

0 Comentários
Mais votado
mais recentes mais antigos
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
- Publicidade -
Botão Voltar ao topo
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
Fechar

Adblock detectado

Olá! Percebemos que você está usando um bloqueador de anúncios. Para manter nosso conteúdo gratuito e de qualidade, contamos com a receita de publicidade.
Por favor, adicione o InkDesign News à lista de permissões do seu adblocker e recarregue a página.
Obrigado pelo seu apoio!