- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Ciência & Exploração

Descoberta de nova espécie de marsupial no Peru

- Publicidade -
- Publicidade -

São Paulo — InkDesign News — Cientistas identificaram uma nova espécie no gênero de marsupiais Marmosa, a partir de um único espécime coletado no lado oriental dos Andes, no departamento de San Martín, no Peru.

Contexto da descoberta

A nova espécie, nomeada Marmosa chachapoya, foi retirada de uma área com altitude onde outras espécies desse gênero não são comumente encontradas. O gênero Marmosa é conhecido por ser o mais rico em espécies entre os marsupiais americanos, englobando 26 espécies em cinco subgêneros que habitam uma vasta gama de ambientes tropicais e subtropicais, do México à Argentina.

Métodos e resultados

Os pesquisadores, liderados pela Professora Silvia Pavan da California State Polytechnic University, utilizaram análises filogenéticas e estudos de DNA para confirmar a nova espécie. Em suas observações, notaram características físicas distintas, como o focinho alongado e corpo delicado. Segundo Pavan:

“Percebi imediatamente que isso era algo incomum”
(“I realized immediately that this was something unusual.”)

— Silvia Pavan, Professora, California State Polytechnic University

O espécime de Marmosa chachapoya tem comprimento total de até 25 cm, sendo que o corpo mede cerca de 10 cm. A pelagem é de um tom marrom-avermelhado com marcas distintas que lembram uma máscara no rosto.

Implicações e próximos passos

As descobertas realizadas durante a expedição vão além da nova Marmosa; outras novas espécies, incluindo um roedor semi-aquático, também foram coletadas e estão aguardando descrição formal. Pavan alerta para a importância da preservação da biodiversidade nesta região, enfatizando que pode haver mais espécies ainda desconhecidas pela ciência:

“Essas descobertas são particularmente significativas para os esforços de biodiversidade e conservação”
(“These discoveries are particularly significant for biodiversity and conservation efforts.”)

— Silvia Pavan, Professora, California State Polytechnic University

A equipe publicou suas pesquisas na revista American Museum Novitates em 19 de junho de 2025, destacando a importância da exploração científica e da conservação em áreas como o Parque Nacional del Río Abiseo.

A descoberta de Marmosa chachapoya não só acrescenta um novo membro ao grego dos marsupiais, mas também reforça a necessidade de proteção de habitats que abrigam biodiversidade ainda não reconhecida.

Fonte: (sci.news– Ciência & Descobertas)

- Publicidade -
- Publicidade -

Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

Artigos relacionados

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

0 Comentários
Mais votado
mais recentes mais antigos
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
- Publicidade -
Botão Voltar ao topo
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
Fechar

Adblock detectado

Olá! Percebemos que você está usando um bloqueador de anúncios. Para manter nosso conteúdo gratuito e de qualidade, contamos com a receita de publicidade.
Por favor, adicione o InkDesign News à lista de permissões do seu adblocker e recarregue a página.
Obrigado pelo seu apoio!