
São Paulo — InkDesign News — Uma nova descoberta paleontológica revelou um gênero e uma espécie de dinossauro pachicéfalossaurídeo a partir de cinco fósseis encontrados na Formação Two Medicine, datada do Cretáceo Superior, em Montana, EUA.
Contexto da descoberta
Intitulado Brontotholus harmoni, este dinossauro herbívoro viveu há aproximadamente 75 milhões de anos, atingindo cerca de 3 metros de comprimento. Pertencente à família Pachycephalosauridae, os pachicéfalossaurídeos são conhecidos por sua marcha bípede e características morfológicas distintas, incluindo cabeças em formato de domo.
Métodos e resultados
A coleta dos fósseis ocorreu na Glacier County, Montana, e representa a primeira espécie de pachicéfalossaurídeo documentada na Formação Two Medicine. Dr. D. Cary Woodruff, paleontólogo no Phillip and Patricia Frost Museum of Science, afirmou:
“A clade é conhecida exclusivamente do Cretáceo Superior da Ásia e do oeste da América do Norte, com esta última abrigando uma assemblage mais diversificada de pachicéfalossaurídeos.”
(“The clade is exclusively known from the Late Cretaceous of Asia and western North America, with the latter hosting the more diverse assemblage of pachycephalosaurids.”)— Dr. D. Cary Woodruff, Paleontólogo, Phillip and Patricia Frost Museum of Science
As análises filogenéticas indicam que Brontotholus harmoni é distante de outras espécies como Stegoceras e Pachycephalosaurus, o que refuta a hipótese de uma sequência ancestral direta entre elas.
Implicações e próximos passos
A descoberta não apenas amplia a compreensão da morfologia e diversidade dos pachicéfalossaurídeos, mas também evidencia a presença de espécies de corpo relativamente grande a partir do Campaniano médio. Os pesquisadores sugerem que mais estudos sobre as adaptações morfológicas deste clado são necessários para identificar suas respostas evolutivas às mudanças ambientais.
A pesquisa completa foi publicada no dia 9 de outubro de 2025 no Zoological Journal of the Linnean Society e promete abrir novas linhas de investigação sobre a evolução desses fascinantes dinossauros.
A descoberta de Brontotholus harmoni pode levar a um reexame das dinâmicas ecológicas que moldaram a diversidade dos dinossauros durante o Cretáceo.
Fonte: (sci.news– Ciência & Descobertas)