- Publicidade -
- Publicidade -
Cultura Tech & Geek

Descoberta de gadgets ilegais em tecnologia solar chinesa

- Publicidade -
- Publicidade -

São Paulo — InkDesign News — A transição para energias limpas nos Estados Unidos, marcada por sua dependência de equipamentos solares fabricados na China, levanta preocupações sobre segurança e vulnerabilidades na infraestrutura energética do país.

Contexto e lançamento

Nos últimos anos, a adoção de energia solar nos Estados Unidos tem crescido de forma exponencial, impulsionada por políticas de sustentabilidade e incentivos econômicos. No entanto, essa mudança também tornou a infraestrutura solar altamente dependente de partes e componentes fabricados por empresas chinesas. Recentemente, um relatório da Reuters revelou a descoberta de dispositivos de comunicação ocultos em inversores solares chineses, o que coloca em risco a segurança da rede elétrica americana.

Design e especificações

Os inversores solares são essenciais para a conexão de painéis solares à rede elétrica, possibilitando a conversão de energia solar em eletricidade utilizável. O problema revelado envolve a presença de dispositivos de comunicação — como rádios celulares — que não estão documentados adequadamente. Essas falhas de transparência levantam questões sobre a possibilidade de manipulação remota dos inversores, que poderiam levar à destabilização da rede. Embora a presença de dispositivos de comunicação em tecnologia seja comum para atualizações e manutenções, a ocultação desses componentes sugere uma potencial intenção maliciosa. Um porta-voz do Departamento de Energia dos EUA afirmou:

“Embora essa funcionalidade possa não ter intenção maliciosa, é crucial que aqueles que adquirem conheçam plenamente as capacidades dos produtos recebidos.”
(“While this functionality may not have malicious intent, it is critical for those procuring to have a full understanding of the capabilities of the products received.”)

— Porta-voz, Departamento de Energia dos EUA

Repercussão e aplicações

O impacto cultural e prático dessa descoberta é significativo, considerando que cerca de 78% dos inversores solares são fabricados na China. Organizações americanas, como o Center for a Prosperous America, estimam que os fabricantes chineses controlam 39% da capacidade de módulos solares nos EUA. Essa dependência levanta preocupações sobre a proteção da infraestrutura crítica americana, que já viu empresas de tecnologia chinesas serem banidas de setores como o das torres 5G devido a temores de espionagem. A resposta da China às acusações foi de negação, com um porta-voz da embaixada afirmando:

“Nos opomos à generalização do conceito de segurança nacional, distorcendo e difamando as conquistas de infraestrutura da China.”
(“We oppose the generalisation of the concept of national security, distorting and smearing China’s infrastructure achievements.”)

— Porta-voz, Embaixada da China

Diante dessa situação, fica evidente que a interdependência global traz riscos; portanto, a posição dos EUA em relação à fabricação e aquisição de tecnologia solar pode mudar. A possibilidade de restrições semelhantes às que foram aplicadas a outros setores pode se concretizar, desafiando a expansão da capacidade energética do país, que, segundo a EIA, deve crescer nos próximos anos.

Esse contexto fará com que a segurança e a transparência na cadeia de suprimentos se tornem preocupações centrais nas discussões sobre o futuro da energia solar nos Estados Unidos e no mundo.

Fonte: (Gizmodo – Cultura Tech & Geek)

- Publicidade -
- Publicidade -

Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

Artigos relacionados

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

0 Comentários
Mais votado
mais recentes mais antigos
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
- Publicidade -
Botão Voltar ao topo
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
Fechar

Adblock detectado

Olá! Percebemos que você está usando um bloqueador de anúncios. Para manter nosso conteúdo gratuito e de qualidade, contamos com a receita de publicidade.
Por favor, adicione o InkDesign News à lista de permissões do seu adblocker e recarregue a página.
Obrigado pelo seu apoio!