- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Ciência & Exploração

Descoberta de exoplaneta livre cresce em ritmo recorde

- Publicidade -
- Publicidade -

São Paulo — InkDesign News — Uma recente descoberta feita com o VLT (Very Large Telescope) no Chile revelou que o exoplaneta livre Cha J11070768-7626326, também conhecido como Cha 1107-7626, está em um acelerado processo de formação, absorvendo cerca de 6 bilhões de toneladas de gás e poeira a cada segundo.

Contexto da descoberta

Cha 1107-7626, localizado a aproximadamente 620 anos-luz na constelação de Chamaeleon, é um exoplaneta isolado com uma massa entre 5 e 10 vezes maior que a de Júpiter. Este objeto celeste, ainda em formação, está sendo alimentado por um disco circumplanetário de gás e poeira.

Métodos e resultados

Os cientistas utilizaram o espectrógrafo X-SHOOTER do VLT e dados do Telescópio Espacial James Webb para monitorar o comportamento deste jovem planeta ao longo dos últimos meses. De acordo com os dados, a taxa de acreção em agosto de 2025 era aproximadamente oito vezes maior do que alguns meses antes.

“As pessoas podem pensar em planetas como mundos tranquilos e estáveis, mas com esta descoberta, vemos que objetos com massa planetária flutuando livremente no espaço podem ser lugares excitantes”
(“People may think of planets as quiet and stable worlds, but with this discovery we see that planetary-mass objects freely floating in space can be exciting places.”)

— Dr. Víctor Almendros-Abad, Astrônomo, Observatório Astronômico de Palermo

A pesquisa revelou que esta é a maior taxa de acreção já registrada para um objeto de massa planetária, evidenciando que a infância de planetas errantes é muito mais turbulenta do que se imaginava anteriormente.

Implicações e próximos passos

O estudo levanta novas questões sobre as origens dos planetas errantes: “são eles os objetos de menor massa formados como estrelas, ou gigantes planetários ejetados de seus sistemas de origem?” questiona Dr. Aleks Scholz, da Universidade de St Andrews.

“Nossos novos achados sublinham essa similaridade e implicam que alguns objetos comparáveis a gigantes planetários se formam da mesma maneira que estrelas o fazem”
(“Our new findings underscore that similarity, and imply that some objects comparable to giant planets form the way stars do.”)

— Professor Ray Jayawardhana, Universidade Johns Hopkins

Além disso, a equipe observou mudanças na química do disco ao redor do planeta durante o episódio de acreção, com a detecção de vapor d’água, algo inédito para planetas. Esse fenômeno foi observado apenas em estrelas anteriormente.

A pesquisa promete impactar o entendimento sobre a formação de exoplanetas e abre novas linhas de investigação sobre a dinâmica e a química de discos planetários.

Fonte: (sci.news– Ciência & Descobertas)

- Publicidade -
- Publicidade -

Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

Artigos relacionados

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

0 Comentários
Mais votado
mais recentes mais antigos
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
- Publicidade -
Botão Voltar ao topo
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
Fechar

Adblock detectado

Olá! Percebemos que você está usando um bloqueador de anúncios. Para manter nosso conteúdo gratuito e de qualidade, contamos com a receita de publicidade.
Por favor, adicione o InkDesign News à lista de permissões do seu adblocker e recarregue a página.
Obrigado pelo seu apoio!