
São Paulo — InkDesign News — No cenário competitivo de venture capital, o movimento de fundraising tem ganhado destaque. Recentemente, a Deloitte anunciou um investimento significativo em tecnologia de inteligência artificial, ao implementar a ferramenta Anthropic’s Claude para seus 500 mil colaboradores. No entanto, a trajetória da empresa foi marcada por desafios, incluindo a necessidade de devolver fundos devido a um relatório de IA com referências falsas.
Tamanho da rodada
A Deloitte, ao decidir adotar a inteligência artificial em massa, demonstra um comprometimento financeiro considerável, embora os valores exatos da rodada não tenham sido divulgados. A empresa é uma das muitas que estão se movimentando para incorporar tecnologias emergentes em suas operações.
Valuation
A avaliação da Deloitte continua a ser uma questão crítica, dado o impacto das falhas com seu relatório de IA. Os investidores esperam que, ao integrar tecnologias como Claude, a empresa possa melhorar sua eficiência e, assim, justificar qualquer aumento de valuation em futuras rodadas. Contudo, os investidores permanecem cautelosos.
“Estamos apostando alto na IA, mesmo enfrentando desafios atuais.”
— Executivo da Deloitte
Investidores
Os principais acionistas da Deloitte estão de olho na resposta do mercado a esta nova iniciativa. A pressão por resultados tangíveis pode levar a uma reavaliação dos compromissos financeiros.
Entre as empresas que se destacam neste espaço, Zendesk também chamou atenção, alegando que seus novos agentes de IA podem resolver 80% dos chamados de atendimento ao cliente de forma autônoma. No entanto, a questão que se coloca é: o que acontece com os restantes 20%?
Agora, a Deloitte e outras empresas têm o desafio de transformar essas iniciativas de IA em resultados concretos, evitando erros que possam comprometer sua reputação.
O futuro próximo indica que as empresas precisam se adaptar rapidamente ao uso responsável e eficaz de novas tecnologias. O roadmap da Deloitte inclui a educação de sua força de trabalho sobre IA e a revisão de processos internos para garantir a qualidade dos dados e das informações produzidas.
Fonte: (TechCrunch – Venture & Fundraising)