- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Segurança Cibernética

DDoSecrets adiciona 410GB de dados de breach da TeleMessage

- Publicidade -
- Publicidade -

São Paulo — InkDesign News — Em 4 de maio de 2025, a TeleMessage, uma empresa israelense fornecedora de versões modificadas de aplicativos de mensagens criptografadas como o Signal, sofreu uma significativa violação de dados, expondo mensagens arquivadas e informações de contato de oficiais do governo dos Estados Unidos.

Incidente e vulnerabilidade

A violação ocorreu devido à exploração de uma vulnerabilidade no sistema da TeleMessage, onde um arquivo de despejo de heap Java exposto publicamente foi acessado. Esse incidente expôs dados sensíveis, incluindo credenciais de login. O CVE identificado para essa vulnerabilidade é o CVE-2025-47729, que envolve o armazenamento de arquivos de mensagens não criptografados, permitindo que atacantes acessem logs de bate-papo em texto simples. Apesar de seu baixo score CVSS de 1.9, a utilização prática da falha levou a CISA a incluir o problema em seu catálogo de Vulnerabilidades Conhecidas Exploradas (KEV).

Impacto e resposta

Os efeitos da violação foram rápidos e abrangentes; a TeleMessage suspendeu temporariamente seus serviços e removeu referências ao aplicativo de seu site. Dados exfiltrados incluem não apenas mensagens em texto claro, mas também metadados como informações de remetentes, destinatários e timestamps. Em resposta, a CISA exigiu que agências federais abordassem a vulnerabilidade em um período de três semanas, aplicando as mitigações fornecidas pelo vendedor ou descontinuando o uso do produto.

A violação expõe sérias preocupações sobre a segurança das comunicações nas mais altas esferas do governo dos EUA.
(“The breach exposes serious concerns about the security of communications at the highest levels of the U.S. government.”)

— Mike Waltz, Ex-Assessor de Segurança Nacional

Mitigações recomendadas

A CISA recomendou que as agências implementassem patches que reforce a criptografia dos arquivos de mensagens ou descontinuem o uso do TM SGNL até que uma solução segura seja estabelecida. As boas práticas em segurança incluem auditorias regulares dos sistemas, o fechamento de arquivos e diretórios desnecessários e o treinamento contínuo dos usuários para identificar vetores de ataque.

A proteção de dados sensíveis é uma prioridade, e as organizações devem se preparar adequadamente para evitar repercussões semelhantes.
(“The protection of sensitive data is a priority, and organizations must adequately prepare to prevent similar repercussions.”)

— Especialista em Segurança Cibernética

O incidente da TeleMessage sublinha um risco crescente em relação ao uso de aplicativos de mensagens modificados em comunicações oficiais, destacando a necessidade de supervisão e medidas de segurança mais rigorosas. A orientação futura deve focar não apenas na mitigação de vulnerabilidades existentes, mas também na análise contínua de riscos residuais.

Fonte: (Hack Read – Segurança Cibernética)

- Publicidade -
- Publicidade -

Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

Artigos relacionados

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

0 Comentários
Mais votado
mais recentes mais antigos
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
- Publicidade -
Botão Voltar ao topo
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
Fechar

Adblock detectado

Olá! Percebemos que você está usando um bloqueador de anúncios. Para manter nosso conteúdo gratuito e de qualidade, contamos com a receita de publicidade.
Por favor, adicione o InkDesign News à lista de permissões do seu adblocker e recarregue a página.
Obrigado pelo seu apoio!