
São Paulo — InkDesign News — Aliyu Ibrahim Usman, jovem especialista em cibersegurança, fundou a Cyber Cadet Academy na Nigéria, buscando aumentar a conscientização e a educação em segurança cibernética. Ele organizou a primeira conferência BSides em Kano, destacando a importância de capacitar estudantes e jovens com conhecimentos técnicos em um contexto digital muitas vezes perigoso.
Vetor de ataque
A crescente insegurança cibernética resulta de várias vulnerabilidades expostas a ataques, como phishing, engenharia social e exploits de zero-day. Durante a conferência BSides, Usman abordou como esses vetores podem ser explorados por agentes maliciosos, e a necessidade de uma resistência informada entre os usuários da internet.
Impacto e resposta
A falta de conhecimento básico em segurança cibernética pode levar a repercussões significativas, incluindo fraudes financeiras e exploração de dados pessoais. Usman afirmou que “muitas pessoas não têm conhecimento básico de cibersegurança e como isso pode impactar suas vidas” (”There are so many people who don’t have basic cybersecurity knowledge and how it can impact their lives”).
“Precisamos de conscientização e treinamento a esse respeito, e como construir uma carreira em cibersegurança.”
(“We need awareness and training in that regard, and how to build a career in cybersecurity.”)— Aliyu Ibrahim Usman, Fundador, Cyber Cadet Academy
Análise e recomendações
A formação em cibersegurança deve ser uma prioridade na educação dos jovens, pois o mundo digital está em constante evolução. Os indivíduos precisam entender medidas básicas de proteção, como a criação de senhas robustas e a identificação de fraudes comuns. Programas como o de Usman são cruciais para reduzir a vulnerabilidade entre a população jovem.
Projeções positivas são esperadas na expansão da Cyber Cadet Academy, com a possibilidade de mais parcerias com instituições de ensino superior e agências governamentais. À medida que a conscientização cresce, profissionais qualificados em cibersegurança poderão mitigar riscos futuros no ambiente digital.
Fonte: (Dark Reading – Segurança Cibernética)