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Cultura Tech & Geek

Cultura virtual de K-Pop exige respeito nas redes sociais

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Seul — InkDesign News — Nos últimos meses, o universo do K-Pop tem sido marcado por um novo fenômeno: a ascensão das bandas virtuais. Um destaque recente desse cenário é o caso da banda Plave, que se deparou com os tribunais sul-coreanos após um episódio de difamação online, refletindo as complexidades da cultura digital contemporânea.

Contexto e lançamento

A banda Plave, composta por cinco membros que apenas se apresentam de forma animada, surgiu em um mercado onde a interseção entre fandom e tecnologia é cada vez mais relevante. O fenômeno das bandas virtuais pode ser visto como uma resposta às pressões enfrentadas pelos artistas pop na Coreia do Sul. Desde 2020, houve um crescimento significativo na popularidade de projetos semelhantes, que oferecem aos fãs uma nova forma de interação sem os desafios do estrelato tradicional.

Design e especificações

Os membros da Plave são representados por avatares digitais, permitindo uma estética inovadora que mistura tecnologia e música. A animação dos personagens é projetada para cativar o público, com uma produção que utiliza técnicas avançadas de modelagem e animação 3D. Além disso, a banda se destaca pelo uso de plataformas digitais para conectar-se com seus fãs, levando suas performances a um novo patamar que desafia as convenções sobre o que significa ser um artista musical.

Repercussão e aplicações

O recente processo judicial que resultou em uma decisão favorável à Plave é um marco na luta contra a difamação de artistas virtuais. O tribunal decidiu que comentários depreciativos dirigidos aos avatares da banda extrapolam e afetaram as pessoas reais por trás deles. O advogado da banda comentou sobre a importância de proteger a imagem de artistas virtuais, afirmando que “o objetivo é estabelecer um precedente legal que fortaleça a proteção contra ataques à presença digital”.
(“The goal is to set a legal precedent that strengthens the protection against attacks on digital presence.”)— Advogado da Plave

Os 500.000 won sul-coreanos concedidos, embora considerados baixos diante do que a banda havia solicitado, representaram uma vitória simbólica para a indústria. Vlast, a gravadora da Plave, já manifestou a intenção de apelar a decisão, reforçando que o valor é insuficiente e não reflete o impacto emocional causado pelas ofensas.
(“This is insufficient and does not reflect the emotional impact caused by the offenses.”)— Representante da Vlast

Com a crescente visibilidade da música digital e a proteção legal que está sendo estabelecida, o futuro parece promissor para bandas virtuais e os artistas por trás delas. Este caso ressalta a necessidade de um diálogo contínuo sobre a legalidade e as práticas em um ambiente musical que está em rápida evolução.

Fonte: (Gizmodo – Cultura Tech & Geek)

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Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

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