
São Paulo — InkDesign News — O recente incidente envolvendo a streamer Emiru no TwitchCon 2025 levantou questões significativas sobre segurança e proteção em eventos de games e cultura geek. Após ser assediada por um participante, a criadora de conteúdo expressou sua insatisfação com a resposta da plataforma.
Lançamento e features
Durante sua participação no TwitchCon, Emiru, que soma mais de um milhão de inscritos em suas transmissões, estava em um Meet and Greet quando foi abordada por um homem que pulou a fila e a agarrou. Em um vídeo, ela compartilhou sua experiência: “Eu ainda estou, tipo, assustada porque ele me agarrou” (“I’m still, like, freaked out because he grabbed me”). A segurança pessoal da streamer interveio rapidamente, mas a resposta da segurança do evento posteriormente se mostrou insuficiente.
Recepção e audiência
Após o ocorrido, a resposta da Twitch foi considerada inadequada por Emiru. Inicialmente, a plataforma baniu o agressor por 30 dias, mas após pressão, a penalidade foi alterada para uma proibição permanente. A streamer comentou: “Estou muito mais machucada e chateada pela forma como a Twitch lidou com isso” (“…but to tell you honestly, I am a lot more hurt and upset by how Twitch handled it”). Este evento gerou uma onda de descontentamento entre outras criadoras de conteúdo, preocupadas com a segurança em eventos futuros.
Tendências e mercado
O caso de Emiru não é isolado. Em julho de 2025, outra streamer, Yoon Ji-ah, foi assassinada por um stalker que a havia apoiado financeiramente. Com uma crescente preocupação entre criadores de conteúdo, especialmente mulheres, como Imane “Pokimane” Anys, muitos estão reconsiderando a participação em eventos presenciais: “Isso me preocupa, pode ser melhor pular” (“It does worry me that it might not be safe and it’d be better to skip out on it”).
A Twitch reafirmou sua posição sobre segurança: “A segurança de todos que participam do TwitchCon é nossa maior prioridade” (“The safety and security of all those attending TwitchCon is our highest priority”). No entanto, a eficácia dessas medidas ainda está sendo questionada após o incidente.
Enquanto a indústria de games continua a se expandir, os eventos ao vivo devem reavaliar suas políticas de segurança, principalmente para proteger seus criadores e participantes. As conversas sobre segurança em eventos de games e cultura geek estão longe de encerradas, e a resposta da Twitch poderá influenciar o futuro de encontros presenciais.
Fonte: (Kotaku – Cultura Tech & Geek)