
São Paulo — InkDesign News — Nos últimos anos, a crescente popularidade dos games e da cultura geek tem sido acompanhada por um aumento no número de lançamentos que misturam terror e absurdo, como as produções inspiradas em tubarões.
Lançamento e features
Filmes como Jaws (1975) estabeleceram as bases para o gênero, mas o mercado evoluiu para incluir títulos como Space Sharks e Ouija Shark. As mecânicas visuais dessas produções, que frequentemente utilizam CGI, transformam os tubarões em criaturas de ficção em cenários cada vez mais absurdos.
Recepção e audiência
A recepção desses filmes varia significativamente; enquanto Jaws atraiu mais de 67 milhões de espectadores apenas nos EUA, muitas das paródias modernas estão sendo medidas por seu apelo de “tão ruins que são bons”. O apelo dessa abordagem faz com que uma audiência de nicho se divirta em plataformas digitais, contribuindo para um aumento no número de visualizações em serviços de streaming.
“Mesmo com a má qualidade, esses filmes têm um público fiel que os celebra por seu humor involuntário.”
(“Even with poor quality, these films have a loyal audience that celebrates them for their unintentional humor.”)— Analista de Cinema, Estúdio de Mídia Digital
Tendências e mercado
Atualmente, a indústria cinematográfica e de games observa uma tendência crescente em unir elementos de terror e humor absurdo. Com o advento de plataformas como Twitch, a interatividade tem se mostrado uma oportunidade de engajamento, permitindo que espectadores acompanhem a jogabilidade e comentem em tempo real.
“As experiências em grupo durante transmissões ao vivo têm potencial para aumentar a popularidade de conteúdos medíocres, mas divertidos.”
(“Group experiences during live broadcasts have the potential to increase the popularity of mediocre but entertaining content.”)— Especialista em Mídia, Plataforma de Streaming
Com a proximidade de eventos como o Shark Week, as expectativas para novos lançamentos de jogos e filmes no horizonte também crescem. A fusão da cultura geek com o terror nas telas e nas plataformas de jogabilidade continuará a ser um tópico quente na indústria.
Fonte: (Kotaku – Cultura Tech & Geek)