Clair Obscur recebe nerf emergencial em build de 3 bilhões no games

São Paulo — InkDesign News —
O cenário de games e cultura geek recebe um novo destaque com Clair Obscur: Expedition 33, jogo que vem ganhando atenção por sua inovação no estilo RPG tático por turnos e por mecânicas de construção de personagem que desafiam o equilíbrio tradicional dos games.
Lançamento e features
Desenvolvido pela Sandfall Interactive, Clair Obscur: Expedition 33 é um RPG tático que traz como diferencial o sistema de builds aprofundado, que permite múltiplas combinações de habilidades, status e equipamentos. A personagem Maelle, jovem espadachim, é o centro de uma estratégia descoberta por jogadores que permite causar danos de bilhões em um único ataque com a espada Medalum, que libera a postura Virtuose com bônus de 200% de dano.
Junto a ataques mágicos como o Stendahl, e habilidades ativadas como Cheater, Shortcut e Last Stand do Luminas, além de alocações específicas de atributos, os jogadores conseguem multiplicar seus danos de forma exponencial.
Recepção e audiência
Desde o lançamento, a comunidade tem explorado o potencial de Maelle para alcançar danos que ultrapassam os dois bilhões, chegando a até três bilhões contra inimigos selecionados, coletando milhões de fãs e gerando uma intensa atividade em fóruns e vídeos. Contudo, o estúdio anunciou medidas para reequilibrar o jogo, com um hotfix previsto para 9 de maio que reduzirá esse poder desproporcional.
“Não planejávamos fazer mudanças de balanceamento tão cedo — apenas correções de bugs, a menos que algo se destacasse claramente. Bem, Stendhal se destacou.”
(“We hadn’t planned to make any balance changes this early—just bug fixes, unless something clearly stood out. Well, Stendhal did.”)— Sandfall Interactive, Desenvolvedora
Tendências e mercado
A dinâmica do jogo, que permite acumular modificadores de dano em um sistema semelhante a builds de RPGs como Diablo IV, reflete uma tendência de jogos que incentivam a experimentação profunda do jogador. Apesar do ajuste iminente, a Sandfall Interactive mantém outros builds poderosos que facilitarão o progresso em combates difíceis, como a luta contra o chefe opcional Simon, com 45 milhões de HP.
“Queremos que os jogadores ainda possam quebrar o jogo — e eles definitivamente ainda podem — mas Stendhal estava tornando isso um pouco fácil demais.”
(“We still want you to be able to break the game—and you absolutely still can—but Stendhal was making it a bit too easy.”)— Sandfall Interactive, Desenvolvedora
Construções de personagens que alcançam milhares de dano por turno mostram a profundidade de customização e a diversidade estratégica que mantêm o jogo relevante no mercado de RPGs táticos.
Além da expectativa pelo hotfix, a comunidade acompanha futuros conteúdos e estratégias dentro de games que possam trazer equilíbrio e novidade para a experiência dos jogadores.
Fonte: (Kotaku – Cultura Tech & Geek)