- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Ciência & Exploração

Cientistas revelam descoberta quântica em larga escala

- Publicidade -
- Publicidade -

Estocolmo — InkDesign News — Três físicos foram laureados com o Prêmio Nobel de Física de 2025 nesta segunda-feira (6), em anúncio da Assembleia Nobel no Instituto Karolinska, Suécia, “pela descoberta do tunelamento quântico macroscópico e quantização de energia em um circuito elétrico”. A pesquisa, conduzida por John Clarke, Michel H. Devoret e John M. Martinis, lança nova luz sobre fenômenos da mecânica quântica em escalas nunca antes acessadas por experimentos laboratoriais.

O Contexto da Pesquisa

Nas últimas décadas, cientistas vêm buscando compreender como propriedades quânticas, tradicionalmente restritas a átomos e partículas subatômicas, se manifestam em sistemas de maior escala. O desafio sempre foi identificar efeitos genuinamente quânticos, como o tunelamento – a capacidade de uma partícula superar barreiras energéticas que seriam intransponíveis pela física clássica – em dispositivos compostos por bilhões de átomos, como circuitos elétricos. Esse era, até recentemente, considerado um feito “impossível” fora do domínio microscópico.

Resultados e Metodologia

O trabalho agraciado com o Nobel demonstrou, de modo inédito, que correntes elétricas em circuitos supercondutores podem apresentar “tunelamento quântico macroscópico” – uma corrente literalmente “saltando” barreiras de energia em estruturas visíveis a olho nu. Ademais, foi verificada a quantização de energia nesses circuitos, fenômeno que constitui a base do funcionamento dos qubits em computadores quânticos.

A pesquisa forneceu insights sobre a mecânica quântica em uma nova escala.
(“The research provided insights into quantum mechanics on a new scale.”)

— Nobel Assembly at Karolinska Institutet

A metodologia empregada envolveu circuitos supercondutores resfriados a temperaturas próximas do zero absoluto — ambiente em que efeitos quânticos se tornam mais aparentes. Utilizando técnicas de precisão para medir estados de energia nos circuitos, os pesquisadores identificaram assinaturas inequívocas do tunelamento e quantização.

Implicações e Próximos Passos

O feito tem profundas implicações para o desenvolvimento de tecnologias quânticas, fortalecendo as bases para computadores quânticos robustos e sensores de alta precisão. Tais avanços podem revolucionar áreas que vão desde a criptografia à física de materiais.

A conquista coloca à prova a fronteira entre o mundo quântico e o clássico, desafiando nossa compreensão fundamental das leis da física.
(“The achievement challenges the boundary between the quantum and classical worlds, questioning our fundamental understanding of the laws of physics.”)

— Michel H. Devoret, Professor, Yale University

A premiação de Clarke, Devoret e Martinis marca a 119ª edição do Prêmio Nobel de Física e contempla, também, uma recompensa financeira de 11 milhões de coroas suecas (cerca de US$ 1,2 milhão).

À medida que a comunidade científica internacional absorve estes resultados, espera-se um aumento significativo em investimentos e colaborações multidisciplinares para exploração de novos dispositivos quânticos e aplicações tecnológicas, consolidando esta descoberta no cerne da ciência contemporânea.

Fonte: (Live Science – Ciência)

- Publicidade -
- Publicidade -

Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

Artigos relacionados

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

0 Comentários
Mais votado
mais recentes mais antigos
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
- Publicidade -
Botão Voltar ao topo
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
Fechar

Adblock detectado

Olá! Percebemos que você está usando um bloqueador de anúncios. Para manter nosso conteúdo gratuito e de qualidade, contamos com a receita de publicidade.
Por favor, adicione o InkDesign News à lista de permissões do seu adblocker e recarregue a página.
Obrigado pelo seu apoio!