
Huailai, China — InkDesign News — O plano da China para lançar astronautas à Lua avançou significativamente com o teste do Lanyue, módulo lunar de dois tripulantes, realizado no dia 6 de agosto em uma instalação dedicada na província de Hebei.
Detalhes da missão
O Lanyue está sendo desenvolvido para a primeira missão de exploração lunar tripulada da China, programada para ocorrer antes de 2030. Este veículo de descida e subida lunar foi submetido a testes que avaliaram seu desempenho durante as fases de pouso e decolagem. A carga útil incluirá um rover lunar e equipamentos científicos, com o objetivo de expandir o conhecimento sobre a Lua.
Tecnologia e objetivos
O Lanyue é projetado com múltiplos motores configurados em redundância, garantindo a segurança da tripulação em caso de falhas. “Por exemplo, o módulo possui múltiplos motores que são arranjados de forma redundante para se apoiarem mutuamente. No evento de falha de qualquer motor, os motores restantes podem trazer os astronautas de volta à órbita lunar, permitindo-lhes retornar à Terra,” afirmou Huang Zhen, da China Aerospace Science and Technology Corporation (CASC).
“O teste validou o sistema de pouso e decolagem do módulo, o plano de controle, os procedimentos de desligamento em contato lunar e a compatibilidade das interfaces entre subsistemas, incluindo controle de orientação e navegação (GNC) e propulsão.”
(“The test validated the lander’s landing and takeoff system, control plan, lunar contact shutdown procedures, and the compatibility of interfaces between subsystems, including guidance, navigation control (GNC) and propulsion.”)— CCTV, Agência de Notícias
Próximos passos
O desenvolvimento continua com testes adicionais programados para avaliar a resistência do Lanyue e otimizar suas configurações de design. A CASC está focada em assegurar que a missão prossiga sem contratempos, com ênfase na segurança dos astronautas e eficiência do módulo. Huang mencionou que todos os aspectos da construção são meticulosamente projetados para garantir um desempenho confiável, destacando a importância de um design leve e funcional.
“Cada parte do peso precisa ter um papel em várias funções, portanto, precisamos alcançar o máximo em design integrado e construção leve.”
(“Every bit of weight has to play a role in several functions, so we have to achieve [the] ultimate in integrated design and lightweight construction.”)— Huang Zhen, CASC
O Lanyue representa um avanço significativo para a exploração lunar, colocando a China em uma posição competitiva no cenário de exploração espacial global. Este projeto não só aprimora as capacidades tecnológicas da China, mas também contribui para a compreensão da Lua e, por extensão, do nosso sistema solar.
Fonte: (Space.com – Space & Exploração)