- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Cultura Tech & Geek

China se afasta da Nvidia e impacta o mercado de gadgets

- Publicidade -
- Publicidade -

São Paulo — InkDesign News — O cenário tecnológico em torno da Nvidia, uma das líderes em produção de chips, apresenta uma nova complexidade no contexto das relações comerciais entre Estados Unidos e China, refletindo em mudanças políticas e na dinâmica do mercado de tecnologia.

Contexto e lançamento

A relação entre a China e a Nvidia, anteriormente promissora, tem enfrentado desafios significativos. Embora as vendas de chips como o H20 tenham sido retomadas após intervenções políticas, a hesitação do governo chinês em apoiar amplamente seus próprios desenvolvimentos em tecnologia continua a interferir na estratégia da empresa. A crescente preocupação com a segurança nacional foi um fator determinante que levou as autoridades a desencorajar a compra de chips Nvidia pelas empresas locais.

Design e especificações

Os chips H20, liberados para venda na China após rigorosas restrições de exportação impostas pela administração Biden, possuem funcionalidades consideradas inferiores em comparação aos modelos tradicionais da Nvidia. Apesar dessas limitações, empresas como Alibaba e Baidu começaram a desenvolver seus próprios chips para a construção de modelos de IA, preservando, no entanto, parte de sua dependência da tecnologia da Nvidia.

Repercussão e aplicações

A situação ilustra um duplo desafio para a Nvidia: por um lado, a necessidade de conformidade com restrições políticas; por outro, a pressão para inovar em um mercado que avança rapidamente. “A competição chegou, de fato,” afirmou um porta-voz da Nvidia. “Os clientes escolherão a melhor tecnologia para executar os aplicativos comerciais mais populares e os modelos de código aberto.”
(“The competition has undeniably arrived.”)

“A dependência de tecnologia estrangeira pode ser letal para nossa indústria,” afirmou Wei Shaojun, assessor de governo e professor na Universidade Tsinghua.
(“Staying on this path of dependence could be lethal.”)

— Wei Shaojun, Assessor, Universidade Tsinghua

O governo chinês, por sua vez, está ciente de que a contínua dependência de chips norte-americanos não é sustentável a longo prazo. A criação de um fundo de investimento de $8,2 bilhões para a indústria de IA é uma tentativa de impulsionar a inovação local e torná-la em parte independente das tecnologias importadas.

Enquanto a competição pelo domínio em tecnologia de IA aquece, a Nvidia deve continuar navegando em um ambiente repleto de incertezas políticas e econômicas. O futuro poderá revelar um mercado ainda mais fragmentado, à medida que novos desenvolvimentos emergirem em resposta às demandas tanto do governo chinês quanto das empresas locais.

Fonte: (Gizmodo – Cultura Tech & Geek)

- Publicidade -
- Publicidade -

Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

Artigos relacionados

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

0 Comentários
Mais votado
mais recentes mais antigos
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
- Publicidade -
Botão Voltar ao topo
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
Fechar

Adblock detectado

Olá! Percebemos que você está usando um bloqueador de anúncios. Para manter nosso conteúdo gratuito e de qualidade, contamos com a receita de publicidade.
Por favor, adicione o InkDesign News à lista de permissões do seu adblocker e recarregue a página.
Obrigado pelo seu apoio!