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Cultura Tech & Geek

China desativa AI em exames para combater trapaças de estudantes

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São Paulo — InkDesign News — O uso de ferramentas de inteligência artificial na educação levanta sérias questões sobre integridade acadêmica. Recentemente, empresas chinesas de tecnologia tomaram medidas drásticas ao desativar seus chatbots durante o período de exames finais, uma decisão que reflete a crescente preocupação com o uso antiético de tais recursos.

Contexto e lançamento

Na China, o exame conhecido como “gaokao” é a chave para o futuro acadêmico de milhões de estudantes. Em busca de garantir a justiça durante essa avaliação crucial, grandes empresas de tecnologia como Alibaba e Tencent optaram por desligar temporariamente suas ferramentas de IA, uma medida que visa coibir práticas de trapaça. Segundo a Bloomberg, os estudantes não podem mais acessar funções que permitem o reconhecimento de imagem, limitando o uso de chatbots como Qwen e Doubao.

Design e especificações

Os sistemas de AI, que anteriormente podiam ajudar os alunos a resolver questões complexas ou fornecer informações instantâneas, foram programados para se tornarem inoperantes durante as horas de exames. Quando questionados sobre a falta de funcionalidades, as ferramentas de IA informam que “para garantir a justiça das avaliações, essa função não pode ser utilizada durante o período de teste” (“To ensure the fairness of the college entrance examinations, this function cannot be used during the test period”). Essa rigidez operacional reflete o comprometimento das empresas em manter a integridade dos exames, apesar da função limitada dos sistemas durante a avaliação.

Repercussão e aplicações

A decisão de desabilitar as ferramentas de IA durante o gaokao não passou despercebida nas redes sociais. Os estudantes expressaram seu descontentamento, destacando a frustração com a perda de acesso às funções que costumam usar. Um post no Weibo expressou desdém: “Candidatos ao exame de ingresso à faculdade, vocês são todos uma decepção” (“College entrance exam candidates, you are all shit”). Para muitos, a incapacidade de utilizar assistentes digitais durante um exame tão crítico representa não apenas uma perda de recurso, mas também o aumento da pressão enfrentada por aqueles que competem por vagas limitadas em instituições de ensino superior.

À medida que as empresas de tecnologia se adaptam a um cenário regulatório mais rigoroso, a implementação de sistemas de vigilância por IA em alguns locais de prova evidencia a utilização dessa tecnologia como ferramenta de supervisão. Conforme relatado pelo China Daily, sistemas de vigilância são usados para detectar comportamentos irregulares, como sussurros entre alunos e olhares direcionados de forma suspeita, garantindo assim, a presença humana não exclusiva na supervisão.

Este movimento pode sinalizar o início de uma nova era de regulamentação no uso de tecnologias emergentes em ambientes educacionais. A atenção voltada para a ética dos sistemas de IA e seu papel na formação acadêmica levanta questões sobre o futuro e as próximas gerações de estudantes.

Fonte: (Gizmodo – Cultura Tech & Geek)

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Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

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