
Brasília — InkDesign News — As inscrições para o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) 2025/2 estão abertas entre 4 e 15 de agosto, visando avaliar a fluência em português de estrangeiros.
Contexto educacional
O Celpe-Bras, implementado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), representa uma ferramenta essencial na validação de competências linguísticas de estrangeiros que desejam se integrar ao ambiente acadêmico brasileiro ou ao mercado de trabalho. Em um cenário global em que a proficiência em diferentes idiomas é cada vez mais cobrada, o exame destaca-se como um requisito em diversas universidades e empresas brasileiras. Dados recentes indicam que cerca de 30% dos estudantes internacionais no Brasil buscam certificação em língua portuguesa para garantir sua inserção em instituições educacionais de renome.
Políticas e iniciativas
De acordo com o edital, a realização do exame é opcional, e a inscrição deve ser feita pelo Sistema Celpe-Bras, refletindo o compromisso do Inep em facilitar o acesso à proficiência da língua. A taxa de inscrição no Brasil é sugerida em R$ 259, enquanto no exterior é equivalente a US$ 120, dependendo do posto aplicador. O exame é dividido em duas partes: uma avaliação escrita e uma parte oral, que avaliação a proficiência do candidato com base em critérios estabelecidos pelo próprio Inep.
“A participação no exame é voluntária.”
(“A participação no exame é voluntária.”)— Inep, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
Desafios e perspectivas
Apesar do avanço promovido pelo Celpe-Bras, desafios como a infraestrutura dos postos aplicadores e a desigualdade no acesso ao ensino superior ainda persistem. Muitas instituições enfrentam dificuldades em oferecer a estrutura necessária para a realização do exame de forma adequada, principalmente em regiões mais afastadas. Além disso, a diferença de custo entre os postos no Brasil e no exterior pode representar um impedimento para muitos candidatos. Caminhos para melhorar essa situação incluem parcerias entre instituições educacionais e eventos que promovam a divulgação do exame, ampliando o acesso à educação de qualidade.
“O exame é admitido em processos de validação de diplomas de profissionais estrangeiros.”
(“O exame ainda é admitido em processos de validação de diplomas de profissionais estrangeiros que pretendem trabalhar no país.”)— Inep, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
Esperam-se impactos significativos na formação de futuros profissionais no Brasil, com a inclusão de mais estrangeiros nas universidades e no mercado de trabalho, contribuindo para um ambiente mais diverso e multicultural. Para que isso ocorra, será fundamental que as instituições sigam investindo na linguagem e na adaptação dos conteúdos às necessidades dos alunos.
Fonte: Agência Brasil – Educação