- Publicidade -
- Publicidade -
Política

Câmara suspende ação penal contra Ramagem no Congresso

- Publicidade -
- Publicidade -

Brasília — InkDesign News — A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (7), por 315 votos a 143, o pedido que suspende a ação penal contra Alexandre Ramagem (PL-RJ), réu no inquérito do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre um plano de golpe de Estado pós-eleição de 2022.

Contexto político

O pedido de suspensão da ação penal foi aprovado após relatório da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), de autoria do deputado Alfredo Gaspar (União-AL), que recomendou a suspensão integral da ação contra Ramagem e abriu precedente para atingir outros réus do mesmo processo. A base legal embasa-se no artigo 53 da Constituição Federal, que dispõe sobre a inviolabilidade penal e civil dos parlamentares por opiniões, palavras e votos, e prevê a possibilidade de sustação de processo penal para crimes ocorridos após a diplomação do parlamentar.

O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), estabeleceu o rito da votação vetando discussões, emendas, pedidos de adiamento ou retirada do requerimento, alegando que o Regimento Interno não prevê esses procedimentos para esse tipo de requerimento.

Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) no governo anterior, responde a cinco acusações, mas apenas duas – dano qualificado com violência contra patrimônio público e deterioração de patrimônio tombado – teriam ocorrido após sua diplomação em 2023 como deputado federal.

Reações e debates

“Rogo ao presidente que estabeleça a ordem. A ordem é: admitir sustar a ação penal para o parlamentar, e não como pretende o relatório do deputado Alfredo Gaspar, que permite ampliar para todos os acusados nesta ação penal. É inaceitável, é violar a Constituição”

— Orlando Silva, deputado (PCdoB-SP)

Deputados governistas criticaram a inconstitucionalidade do ato, alegando que a Câmara só pode sustar processos contra parlamentares, não contra terceiros, e acusaram a decisão de buscar obstruir o julgamento no STF. O presidente da Casa rejeitou revisões ao rito.

O STF já manifestou que a Câmara não pode anular integralmente o processo, limitando o alcance da suspensão apenas às acusações ocorridas após a diplomação.

Desdobramentos e desafios

A decisão da Câmara impacta o curso do inquérito no STF, especialmente quanto ao julgamento dos crimes atribuídos a Ramagem. Caso ele perca o mandato, o processo poderá ser retomado. O processo legislativo e judicial em curso revela o tensionamento entre os poderes legislativo e judiciário em temas delicados relacionados a acusações de tentativa de golpe de Estado.

Além de Alexandre Ramagem, outros réus incluem ex-ministros, militares e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), sob investigações que seguem no Supremo. O desenrolar dessas ações terá impacto direto na estabilidade institucional e no relacionamento entre os poderes no cenário pós-eleitoral.

“Fica sustado o andamento da ação penal contida na petição. Essa resolução entra em vigor na data da sua promulgação”

— Hugo Motta, presidente da Câmara dos Deputados

Assim, a aprovação da sustação da ação penal sinaliza um marco no embate jurídico-político que envolve parlamentares e figuras do governo, destacando a necessidade de equilíbrio institucional e respeito aos procedimentos constitucionais.

Fonte: (CNN Brasil – Política)

- Publicidade -
- Publicidade -

Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

Artigos relacionados

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

0 Comentários
Mais votado
mais recentes mais antigos
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
- Publicidade -
Botão Voltar ao topo
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
Fechar

Adblock detectado

Olá! Percebemos que você está usando um bloqueador de anúncios. Para manter nosso conteúdo gratuito e de qualidade, contamos com a receita de publicidade.
Por favor, adicione o InkDesign News à lista de permissões do seu adblocker e recarregue a página.
Obrigado pelo seu apoio!