
Santos — InkDesign News — A Câmara dos Deputados decidiu, em 2024, criar uma comissão temporária para monitorar as obras do túnel submerso Santos-Guarujá, com o objetivo de garantir transparência e celeridade no desenvolvimento do projeto que visa melhorar a conexão entre as duas cidades no estado de São Paulo.
Contexto político
O requerimento para a criação da comissão partiu de um grupo de deputados federais paulistas coordenado por Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), tendo recebido aval do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB). A iniciativa surge em um momento estratégico, após uma missão da comitiva brasileira na Europa dedicada a estudar o projeto e a obra do Túnel Fehmarnbelt, considerado o maior túnel submerso do mundo, que ligará Alemanha e Dinamarca.
Durante cinco dias de atividades, os parlamentares se reuniram com autoridades dos países envolvidos e empresários do setor de infraestrutura, marcando o início formal da comissão externa responsável pelo acompanhamento das obras do túnel Santos-Guarujá. O projeto da infraestrutura prevê investimentos da ordem de R$ 6 bilhões, com participação conjunta dos governos federal e paulista, e apresenta um leilão de concessão marcado para 1º de agosto de 2024.
Reações e debates
“A criação da comissão externa visa acompanhar com lupa as obras para que tudo ocorra com transparência e celeridade.”
— Paulo Alexandre Barbosa, deputado federal
A comissão atuará na análise detalhada de todas as etapas do projeto, desde a formatação do processo e contratação até a execução da obra. Parte dos desafios apontados pelas lideranças parlamentares envolve a necessidade de assegurar que a construção do túnel não interfira nas atividades portuárias do Porto de Santos, a maior infraestrutura portuária da América Latina.
“Estamos analisando todas as etapas: desde a formatação do processo e a contratação, até a execução da obra. Um ponto fundamental para nós é vermos como eles enfrentam o desafio de executar uma grande obra sem interromper as atividades portuárias, algo que também teremos que garantir no Porto de Santos.”
— Paulo Alexandre Barbosa, deputado federal
Desdobramentos e desafios
O túnel submerso Santos-Guarujá terá 1,5 km de extensão, dos quais 870 metros serão imersos, e contemplará três faixas de rolamento em cada sentido, incluindo uma exclusiva para o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), além de faixa para pedestres e ciclistas. A melhoria no trânsito será expressiva, beneficiando cerca de 80 mil pessoas diariamente que atualmente enfrentam deslocamentos demorados — a viagem pela estrada dura cerca de uma hora e pela balsa aproximadamente 18 minutos, podendo ser reduzida para menos de dois minutos com o túnel.
Os próximos passos envolvem a análise do edital de concessão e o monitoramento rigoroso da execução, com o desafio adicional da responsabilidade social e ambiental que o projeto impõe. O êxito dessa iniciativa poderá causar impacto significativo na mobilidade urbana da Baixada Santista, além de estimular o desenvolvimento econômico regional.
O andamento do projeto e a efetividade da comissão serão determinantes para a concretização dessa antiga reivindicação regional, reforçando a necessidade de fiscalização rigorosa e diálogo constante entre os poderes público e privado.
Fonte: (CNN Brasil – Política)