
São Paulo — InkDesign News — O cenário dos games e da cultura geek vive um momento de reflexão sobre os desafios enfrentados pelos desenvolvedores independentes. LocalThunk, o criador do aclamado jogo roguelike de pôquer Balatro, anunciou que a atualização 1.1, esperada para este ano, não será lançada até 2025.
Lançamento e features
Em um post de blog, LocalThunk disse: “Estou trabalhando devagar, mas gosto assim” (“I am working slowly, but I like it that way”). O desenvolvedor solo admitiu que ao refletir, concluiu que “provavelmente não deveria ter anunciado nenhuma data para a atualização 1.1” (“probably shouldn’t have announced any date for the 1.1 update at all”). A pausa na produção está voltada para preservar a saúde mental e a qualidade do jogo.
Recepção e audiência
Os fãs de Balatro mostraram suporte em meio ao adiamento. Comentários nas redes sociais expressam empatia com o processo criativo do desenvolvedor. Um usuário escreveu: “Leve o seu tempo. Balatro é incrível 💜” (“Take your time. Balatro is great 💜”). Com uma base sólida, o jogo continua atraindo interesse, especialmente após os jogadores relatarem horas de engajamento.
Tendências e mercado
A abordagem de LocalThunk reflete uma tendência crescente no mercado de jogos, onde a qualidade é preferida à pressa. “O único motivo pelo qual as pessoas estão tão animadas para a 1.1 é porque você teve a chance de trabalhar no Balatro com calma” (“The only reason people are as excited as they are for 1.1 is because you had the chance to take your time when working on Balatro”), destacou um fã. Este cuidado na produção pode impactar positivamente a longevidade do jogo e a retenção dos jogadores.
Com o jogo original lançado no ano passado, a expectativa por novos conteúdos e atualizações promete gerar discussões sobre a evolução dos games independentes. O futuro de Balatro e de seus updates promoverá um diálogo entre desenvolvedores e a comunidade, reforçando a importância do tempo na criação.
Fonte: (Kotaku – Cultura Tech & Geek)