
São Paulo — InkDesign News — A Automattic, proprietária do WordPress.com, deu mais um passo estratégico ao adquirir a startup de gerenciamento de relacionamentos Clay. A nova aquisição se junta à linha de comunicação da empresa, que já inclui os aplicativos de mensagens Beeper e Texts.com.
Financiamento
O valor financeiro do acordo não foi divulgado, mas a Clay levantou mais de US$ 9 milhões em capital de risco, com investidores como General Catalyst e Forerunner Ventures. A startup, lançada em 2021, atua como um software de CRM pessoal, permitindo que os usuários organizem suas conexões e acompanhem atualizações a partir de serviços como LinkedIn, Facebook e WhatsApp.
“Nossa missão […] é ajudar com relacionamentos e aumentar a conscientização”,
— Matthew Achariam, Co-fundador, Clay
Modelo de negócios
A Clay oferece uma experiência que lembra um catálogo de endereços inteligente, permitindo que os usuários gerenciem mais de 150 milhões de relacionamentos. O aplicativo também conta com recursos como notas aos contatos, que informam como e quando as conexões foram feitas. A inclusão de um assistente de IA, chamado Nexus, ajuda a navegar no relacionamento com a rede de contatos.
Com esta aquisição, a Automattic busca integrar a Clay ao seu ecossistema, que já inclui a plataforma Beeper como um aplicativo de chat universal. Apesar das futuras integrações, a empresa não revelou cronogramas ou mudanças no modelo de preços do serviço, que atualmente conta com planos a partir de US$ 10 por mês.
“Acreditamos que isso deve ser algo que existe além de qualquer uma empresa”,
— Zachary Hamed, Co-fundador, Clay
Próximos passos
A Clay está focada em se expandir sob a bandeira da Automattic, com planos de se tornar uma camada de identidade para diversos outros serviços. Os fundadores expressaram entusiasmo por continuar desenvolvendo seu aplicativo com um foco em tecnologias abertas, citando a intenção de integrar com protocolos como ActivityPub e AT Protocol.
A expectativa é que a Clay continue a evoluir como uma ferramenta de relacionamento, servindo tanto usuários individuais quanto equipes, à medida que sua funcionalidade se expande dentro do portfólio da Automattic.
Fonte: (TechCrunch )