
São Paulo — InkDesign News — A longa batalha entre atores de voz representados pela SAG-AFTRA e grandes publicadoras de games sobre proteções em relação à inteligência artificial (IA) chega a um desfecho. Um acordo preliminar foi alcançado após quase um ano de negocições.
Lançamento e features
As empresas envolvidas nesse acordo incluem grandes nomes como Activision Productions Inc., Electronic Arts Productions Inc. e Epic Games Inc.. O acordo promete “guardrails necessários para IA” à medida que as empresas adotam ferramentas para replicar o trabalho dos atores. As negociações abordaram principalmente a forma como a IA poderia impactar a gravação de vozes e a captura de performances.
“A paciência e a persistência resultaram em um acordo que coloca em vigor as necessárias proteções em relação à IA, defendendo a subsistência dos performers na era da IA, ao lado de outras vitórias importantes.”
(“Patience and persistence has resulted in a deal that puts in place the necessary A.I. guardrails that defend performers’ livelihoods in the A.I. age, alongside other important gains.”)— Duncan Crabtree-Ireland, Negociador Chefe, SAG-AFTRA
Recepção e audiência
A greve começou em julho do ano passado. Este movimento agitou a indústria, e enquanto alguns jogos, como Destiny 2, deixaram personagens sem diálogos, outros, como a série Call of Duty, substituíram artistas. Isso gerou um descontentamento entre os atores, que manifestaram suas frustrações durante a greve.
“SAG-AFTRA está ciente de que, intencionalmente ou por negligência, um ambiente foi criado onde é impossível expressar uma discordância sem ser descartado como anti-sindical.”
(“I hope SAG-AFTRA is aware that, either intentionally or through negligence, an environment has been created around IMA negotiations whereby it is impossible to express a good-faith disagreement without being dismissed as anti-union.”)— William Salyers, Ator
Tendências e mercado
A contínua evolução da IA levanta preocupações significativas. As empresas agora têm a capacidade de replicar vozes e movimentos, criando um futuro potencialmente disruptivo para as duas indústrias: games e cinema. De acordo com a SAG-AFTRA, mais detalhes sobre o acordo serão divulgados após a votação de ratificação pelos membros.
Enquanto isso, o CEO da Epic Games, Tim Sweeney, sugere um futuro onde todos os NPCs possam ser controlados por IA. Esse desenvolvimento pode alterar profundamente a dinâmica entre tecnologia e atuação no setor de jogos.
Com a expectativa de votação e ratificação do acordo, a indústria observa atentamente as consequências deste marco e os próximos passos em relação a DLCs e futuras parcerias.
Fonte: (Kotaku – Cultura Tech & Geek)