- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Space & Exploração

Astrônomos descobrem exoplaneta em órbita de estrela jovem

- Publicidade -
- Publicidade -

São Paulo — InkDesign News — Astrônomos descobriram um planeta gigante que pode ter até dez vezes a massa de Júpiter, emergindo da névoa estelar em torno da estrela jovem MP Mus, situada a cerca de 280 anos-luz da Terra.

Detalhes da missão

A MP Mus, com aproximadamente 13 milhões de anos, foi estudada por meio de observações anteriores que não conseguiram identificar características em seu disco protoplanetário, uma vasta nuvem de gás e poeira onde os planetas se formam. Observações recentes utilizando dados combinados do Atacama Large Millimeter/submillimeter Array (ALMA) e da missão Gaia da Agência Espacial Europeia (ESA) revelaram evidências de um gigante gasoso oculto neste disco. Segundo os pesquisadores, a detecção representa a primeira vez que o Gaia observou um exoplaneta em um disco protoplanetário.

Tecnologia e objetivos

O uso do ALMA com comprimentos de onda mais longos permitiu aos cientistas investigar mais profundamente o disco, descobrindo uma cavidade próxima à estrela e duas “falhas” mais distantes, significando a possível presença de um planeta. “Nosso trabalho de modelagem mostrou que, se você colocar um planeta gigante dentro da nova cavidade, você também pode explicar o sinal da Gaia”, disse Álvaro Ribas, líder da equipe de pesquisa. O planeta está estimado para orbitar MP Mus a uma distância entre uma e três vezes a distância entre a Terra e o Sol.

Próximos passos

Os planos futuros incluem investigações adicionais utilizando o ALMA e telescópios em desenvolvimento, que podem trazer novas descobertas sobre populações de exoplanetas jovens. “Acreditamos que esta pode ser uma das razões pelas quais é difícil detectar planetas jovens em discos protoplanetários, porque neste caso, precisávamos dos dados do ALMA e da Gaia juntos”, enfatizou Ribas. Isso poderá não apenas ampliar o entendimento sobre a formação de exoplanetas, mas também oferecer novas perspectivas sobre a formação do nosso Sistema Solar, que ocorreu há cerca de 4,5 bilhões de anos.

“Em um disco dessa idade, esperaríamos ver algumas evidências de formação planetária.”
(“In a disc of that age, we would expect to see some evidence of planet formation.”)

— Álvaro Ribas, Líder da Equipe, Cambridge’s Institute of Astronomy

“Eu revisava meus cálculos quando vi Álvaro apresentar resultados preliminares de uma nova cavidade no disco, o que significava que a oscilação que estava detectando era real e tinha uma boa chance de ser causada por um planeta em formação.”
(“I was revising my calculations when I saw Álvaro give a talk presenting preliminary results of a newly-discovered inner cavity in the disc, which meant the wobbling I was detecting was real and had a good chance of being caused by a forming planet.”)

— Miguel Vioque, Pesquisador, European Southern Observatory

Essa nova descoberta representa um significativo avanço no campo da astronomia, ampliando o entendimento sobre a formação de planetas e suas dinâmicas em torno de estrelas jovens.

Fonte: (Space.com – Space & Exploração)

- Publicidade -
- Publicidade -

Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

Artigos relacionados

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

0 Comentários
Mais votado
mais recentes mais antigos
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
- Publicidade -
Botão Voltar ao topo
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
Fechar

Adblock detectado

Olá! Percebemos que você está usando um bloqueador de anúncios. Para manter nosso conteúdo gratuito e de qualidade, contamos com a receita de publicidade.
Por favor, adicione o InkDesign News à lista de permissões do seu adblocker e recarregue a página.
Obrigado pelo seu apoio!