
São Paulo — InkDesign News — O cometa C/2025 A6 (Lemmon) se aproxima da Terra e promete se tornar visível a olho nu em outubro, com seu ponto mais próximo previsto para 21 de outubro, a aproximadamente 55 milhões de milhas (89 milhões de quilômetros) de nosso planeta.
Detalhes da missão
O cometa, descoberto em 3 de janeiro de 2025 no Mt. Lemmon Observatory, Arizona, tem trajetória crescente desde sua descoberta. O cometa começou com uma magnitude de +21,5 e já alcançou a +7, aumentando as expectativas de visualização a partir de locais com céu escuro. “Com a tendência de brilho observada, espera-se que se torne visível a olho nu”, destaca um astrônomo. O evento mais próximo da Terra será seguido pela passagem pelo periélio, seu ponto mais próximo do sol, em 8 de novembro.
Tecnologia e objetivos
Acompanhado por telescópios e binóculos, o cometa revelou sua estrutura e a evolução de seu núcleo e caudas diversos. As imagens capturadas por astrônomos amadores e profissionais mostram a cabeça do cometa em tom esverdeado, resultante do carbono diatômico (C2) fluorescendo ao sol. “Esses recursos fazem ‘Lemmon’ um impressionante lembrete dos errantes gelados que visitam o sistema solar interno”, afirma um astrofotógrafo ao registrar a luz do cometa.
Próximos passos
Após a passagem do periélio, o cometa seguirá uma órbita elíptica de 1.351 anos, atingindo uma distância de 243 vezes a distância entre a Terra e o Sol. “Com a natureza imprevisível dos cometas, aguarda-se para ver o que está por vir”, ressaltam os cientistas. Além disso, há um interesse crescente em capturar mais imagens e análises do brilho e comportamento do cometa conforme se aproxima do sol.
A natureza dos cometas é notoriamente imprevisível.
(“Comets are famously unpredictable.”)— Astrônomos, Pesquisa Astronômica
O estudo do cometa C/2025 A6 (Lemmon) e o impacto que pode ter no entendimento de corpos celestes ao longo do tempo acentuam sua importância na exploração espacial e potencial avanço no conhecimento humano sobre o universo.
Fonte: (Space.com – Space & Exploração)