
São Paulo — InkDesign News — A Apple anunciou finalmente o lançamento de sua próxima geração do software de infotainment CarPlay Ultra, que promete trazer inovação para a mobilidade e os veículos elétricos (EVs) nos próximos meses.
Autonomia e bateria
O CarPlay Ultra se conecta ao iPhone via wireless e foi projetado para integrar profundamente as funções do veículo, incluindo exibição de dados vitais como velocidade e consumo. Usuários com um iPhone 12 ou posterior rodando o iOS 18.5 poderão usufruir dessa nova tecnologia.
A nova versão do CarPlay ainda permitirá controlar certas configurações do veículo.
(“CarPlay Ultra will also be able to control certain vehicle settings.”)— Apple, Empresa
Infraestrutura de recarga
A Apple anunciou que a atualização do CarPlay Ultra será oferecida em veículos Aston Martin nos EUA e no Canadá, além de outras marcas como Hyundai, Kia e Genesis. Isso representa um avanço significativo na compatibilidade e opção para os fabricantes de automóveis.
Alguns veículos existentes também receberão a versão nova através de atualizações de software.
(“Apple said some existing and compatible Aston Martin vehicles will get CarPlay Ultra.”)— Apple, Empresa
Tecnologia autônoma
Apesar do progresso, a implementação do CarPlay Ultra ainda é considerada tardia. Inicialmente, a Apple prometeu uma introdução mais ampla na Conferência Mundial de Desenvolvedores de 2022, com diversas montadoras ansiosas para aderir, mas o caminho se tornou mais desafiador com marcas como a Mercedes-Benz já confirmando que não utilizará a nova versão.
O lançamento do CarPlay Ultra é uma oportunidade para competir com o Android Auto, que já havia conquistado uma base sólida no mercado.
(“The launch of CarPlay Ultra helps Apple even the playing field with Google.”)— Apple, Empresa
O futuro do CarPlay, assim como sua interoperabilidade com novas tecnologias e sistemas de direção autônoma, continua a ser uma área de expectativa. Novas funções e personalizações devem surgir, ampliando as opções de personalização para os motoristas.
Fonte: (TechCrunch – Mobilidade & EVs)