
São Paulo — InkDesign News — O jogo Arc Raiders, da desenvolvedora Embark, introduz uma abordagem inovadora para lidar com os desarmes globais em jogos de extração, comum na cultura geek e no universo dos e-sports. A proposta visa respeitar aqueles jogadores com tempo limitado para jogar, enquanto tenta equilibrar a experiência para novos jogadores.
Lançamento e features
Uma das novidades mais notáveis do jogo é o sistema “Projects”, que será desbloqueado após o jogador alcançar o nível 20. Com um período definido de oito semanas para concluir um projeto, o jogador poderá optar por resetar seu personagem ao final desse ciclo. Se não conseguir completar o projeto, poderá manter o progresso e equipamentos adquiridos, continuando a avançar na próxima janela de oito semanas.
“Um desarme obrigatório não respeita o investimento dos jogadores que não têm tanto tempo para jogar.”
(“one thing a mandatory wipe does not do is respect the investment of those players who do not have as much time to play overall.”)— Virgil, Diretor de Design, Embark
Recepção e audiência
Os jogadores de Arc Raiders poderão se beneficiar de recompensas ao completar os projetos, que incluem cosméticos únicos e buffs ativados em futuras expedições. Essa mecânica é projetada para que “completar um reset nunca dê a um jogador uma vantagem de poder ou combate sobre quem não completou um reset”, aumentando a competição de forma justa.
Tendências e mercado
A utilização deste sistema visa minimizar os problemas comuns que desarmes globais podem causar, como a frustração dos jogadores que investem tempo e esforço em seus personagens. Atualmente, a indústria de jogos enfrenta desafios relacionados à retenção de jogadores, especialmente entre aqueles que não podem dedicar longas horas de jogo. Com o crescimento contínuo do mercado de games e e-sports, a Embark busca criar um ambiente mais inclusivo.
Com a promessa de que “wipes” não representarão uma barreira para novos jogadores, Arc Raiders se apresenta como uma alternativa viável na indústria do gaming, que frequentemente é criticada pela sua complexidade de mecânicas e pela carga de tempo exigida para ser competitivo.
Atualmente não há informações sobre eventos futuros relacionados ao jogo. No entanto, a indústria observa atentamente o impacto de tais inovações no comportamento e na lealdade dos gamers.
Fonte: (Kotaku – Cultura Tech & Geek)