Apple desenvolve novos chips para gadgets, smart glasses e Macs

São Paulo — InkDesign News —
A Apple está desenvolvendo novos chips especializados para gadgets, incluindo smart glasses semelhantes ao Ray-Ban Meta da Meta, além de processadores para Macs mais potentes e servidores de IA. A inovação visa ampliar o ecossistema da empresa com tecnologia embarcada de baixa potência e alto desempenho.
Lançamento
Segundo informações da Bloomberg, a Apple prepara colocar em produção em massa seus novos chips com a parceira TSMC entre o final de 2026 e 2027. O foco inicial está em smart glasses que usam câmeras para escanear o ambiente e assistentes baseados em inteligência artificial para melhorar a experiência de uso.
Mark Gurman, da Bloomberg, destacou que “um dos chips é inspirado pelos processadores de baixo consumo do Apple Watch”. Esse detalhe indica uma atenção especial à eficiência energética, crucial para dispositivos que exigem longa duração de bateria sem comprometer a performance.
“One of the chips is inspired by the Apple Watch’s low-power processors.”
“Um dos chips é inspirado pelos processadores de baixo consumo do Apple Watch.”
— Mark Gurman, Jornalista, Bloomberg
Design e construção
Os smart glasses em desenvolvimento não se limitam à realidade aumentada (AR). A Apple investiga modelos não-AR que utilizam câmeras para captar o ambiente ao redor, processadas por sistemas de IA que auxiliam o usuário. O chip central desenvolvido controla câmeras e componentes associados preservando a autonomia da bateria.
Essa abordagem difere das soluções atuais no mercado por priorizar uma arquitetura de energia otimizada, semelhante ao que a Apple aplicou em seus dispositivos vestíveis, como o Apple Watch.
Performance
Embora detalhes técnicos adicionais sobre os chips ainda não tenham sido divulgados, a expectativa é que eles ampliem o desempenho dos dispositivos, especialmente dos Macs com processadores mais potentes e dos servidores de inteligência artificial. Os novos chips podem elevar a capacidade computacional e eficiência simultaneamente, essenciais para a estratégia da Apple de liderança em hardware e avanços em IA.
Com a crescente competição no segmento de smart glasses, onde a Meta já vendeu cerca de 2 milhões de pares do Ray-Ban Meta desde 2023, a Apple mira em um lançamento que traga diferenciais técnicos substanciais para brigar pelo mercado.
Especialistas avaliam que a integração entre hardware eficiente e recursos avançados de IA será decisiva para o sucesso comercial desses gadgets no curto e médio prazo.
Para acompanhar mais novidades sobre gadgets e tecnologia de consumo, acesse a tag gadgets.
A disponibilidade dos novos chips e dos dispositivos que eles irão equipar deve iniciar no final de 2026 ou em 2027, dependendo do progresso das etapas finais de desenvolvimento e produção.
Fonte: (TechCrunch – Gadgets & Consumer Tech)