- Publicidade -
- Publicidade -
Gadgets & Consumer Tech

Apple desenvolve novos chips para gadgets, smart glasses e Macs

- Publicidade -
- Publicidade -

São Paulo — InkDesign News —

A Apple está desenvolvendo novos chips especializados para gadgets, incluindo smart glasses semelhantes ao Ray-Ban Meta da Meta, além de processadores para Macs mais potentes e servidores de IA. A inovação visa ampliar o ecossistema da empresa com tecnologia embarcada de baixa potência e alto desempenho.

Lançamento

Segundo informações da Bloomberg, a Apple prepara colocar em produção em massa seus novos chips com a parceira TSMC entre o final de 2026 e 2027. O foco inicial está em smart glasses que usam câmeras para escanear o ambiente e assistentes baseados em inteligência artificial para melhorar a experiência de uso.

Mark Gurman, da Bloomberg, destacou que “um dos chips é inspirado pelos processadores de baixo consumo do Apple Watch”. Esse detalhe indica uma atenção especial à eficiência energética, crucial para dispositivos que exigem longa duração de bateria sem comprometer a performance.

“One of the chips is inspired by the Apple Watch’s low-power processors.”

“Um dos chips é inspirado pelos processadores de baixo consumo do Apple Watch.”

— Mark Gurman, Jornalista, Bloomberg

Design e construção

Os smart glasses em desenvolvimento não se limitam à realidade aumentada (AR). A Apple investiga modelos não-AR que utilizam câmeras para captar o ambiente ao redor, processadas por sistemas de IA que auxiliam o usuário. O chip central desenvolvido controla câmeras e componentes associados preservando a autonomia da bateria.

Essa abordagem difere das soluções atuais no mercado por priorizar uma arquitetura de energia otimizada, semelhante ao que a Apple aplicou em seus dispositivos vestíveis, como o Apple Watch.

Performance

Embora detalhes técnicos adicionais sobre os chips ainda não tenham sido divulgados, a expectativa é que eles ampliem o desempenho dos dispositivos, especialmente dos Macs com processadores mais potentes e dos servidores de inteligência artificial. Os novos chips podem elevar a capacidade computacional e eficiência simultaneamente, essenciais para a estratégia da Apple de liderança em hardware e avanços em IA.

Com a crescente competição no segmento de smart glasses, onde a Meta já vendeu cerca de 2 milhões de pares do Ray-Ban Meta desde 2023, a Apple mira em um lançamento que traga diferenciais técnicos substanciais para brigar pelo mercado.

Especialistas avaliam que a integração entre hardware eficiente e recursos avançados de IA será decisiva para o sucesso comercial desses gadgets no curto e médio prazo.

Para acompanhar mais novidades sobre gadgets e tecnologia de consumo, acesse a tag gadgets.

A disponibilidade dos novos chips e dos dispositivos que eles irão equipar deve iniciar no final de 2026 ou em 2027, dependendo do progresso das etapas finais de desenvolvimento e produção.

Fonte: (TechCrunch – Gadgets & Consumer Tech)

- Publicidade -
- Publicidade -

Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

Artigos relacionados

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

0 Comentários
Mais votado
mais recentes mais antigos
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
- Publicidade -
Botão Voltar ao topo
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
Fechar

Adblock detectado

Olá! Percebemos que você está usando um bloqueador de anúncios. Para manter nosso conteúdo gratuito e de qualidade, contamos com a receita de publicidade.
Por favor, adicione o InkDesign News à lista de permissões do seu adblocker e recarregue a página.
Obrigado pelo seu apoio!