Apple atualiza Mac Studio com M4 Max e M3 Ultra em gadget potente

Berkeley, CA — InkDesign News — A Apple lançou seu novo Mac Studio, um gadget para profissionais que buscam alta performance, disponível com chip M4 Max ou M3 Ultra, projetados para expandir as fronteiras da computação desktop.
Lançamento
A Apple apresentou na última quarta-feira o novo Mac Studio, um computador desktop voltado para profissionais que necessitam de desempenho de ponta. O modelo está disponível em versões com o chip M4 Max ou o M3 Ultra.
Os preços começam em US$ 1.999 para a versão com M4 Max, que traz 36GB de memória unificada e 512GB de armazenamento, enquanto o M3 Ultra parte de US$ 3.999, oferecendo 96GB de memória unificada e 1TB de armazenamento.
Preorders já estão abertas e o lançamento nas lojas da Apple está previsto para 12 de março.
Design e construção
O Mac Studio mantém o design anterior, com a maioria das portas localizadas na parte traseira. São quatro portas Thunderbolt 5, duas USB-A, uma HDMI, uma Ethernet de 10Gb e uma entrada para fone de 3,5mm. O botão de alimentação permanece acessível na traseira.
Na parte frontal, há um slot para cartão SD e duas portas USB-C. No modelo M4 Max, estas são portas USB-C normais; já na versão M3 Ultra, operam como Thunderbolt 5.
Performance
O chip M3 Ultra é a nova referência da Apple em performance, combinando dois chips M3 Max através da arquitetura UltraFusion. Ele apresenta uma CPU de 32 núcleos (24 de performance e 8 de eficiência) e uma GPU com até 80 núcleos gráficos, totalizando 184 bilhões de transistores.
Isso representa até o dobro da performance do M2 Ultra, segundo a Apple, que o classifica como “o chip de mais alto desempenho que já criou”.
Já o M4 Max traz uma CPU de 14 núcleos (10 de performance e 4 de eficiência) e GPU de 32 núcleos, baseado numa arquitetura mais recente, mas com performance inferior à do M3 Ultra.
“The highest-performing chip it has ever created.”
— Apple
Com o M3 Ultra, o Mac Studio suporta até oito monitores 6K ou quatro monitores 8K, tornando-se uma solução poderosa para quem necessita de extrema capacidade gráfica.
Ambas as versões permitem customização de memória e armazenamento, podendo chegar a 512GB de RAM e 16TB de SSD.
Disponibilidade e mercado
O novo Mac Studio chega ao mercado em meados de março, com configurações capazes de atender desde criadores de conteúdo até profissionais de setores que demandam alto poder computacional. Com designs familiares e especificações robustas, a Apple reafirma sua presença no segmento de desktops profissionais.
Interessados podem obter mais informações e acompanhar análises de gadgets no site da TechCrunch, na categoria gadgets.
Fonte: (TechCrunch – Gadgets & Consumer Tech)