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Cultura Tech & Geek

Anime GTA traz diversão ao se inspirar em Spider-Man 2

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São Paulo — InkDesign News — O mundo dos games e da cultura geek continua em expansão, com novos lançamentos atraindo a atenção dos jogadores e ampliando o debate sobre as mecânicas de monetização. Um dos destaques é o RPG de mundo aberto Ananta, desenvolvido pela NetEase e estúdio Naked Rain, que chamou atenção durante a Tokyo Game Show 2025.

Lançamento e features

A nova produção mostra um gameplay impressionante de sete minutos, onde jogadores podem explorar uma cidade vibrante e realizar combates dinâmicos. O jogo foca em agentes especiais patrulhando as ruas, incorporando mecânicas inspiradas em franquias como Grand Theft Auto, Spider-Man e Watch Dogs. “Cada escolha repercute na vida da cidade” (Every choice ripples through the life of the city), afirmam os desenvolvedores.

Os usuários poderão explorar desde as ruas ao nível dos tetos, com veículos dirigíveis e uma variedade de armas. A NetEase promete que Ananta não terá elementos tradicionais de monetização, como loot boxes, mas sim conteúdo cosmético e personalizações, atraindo um público mais amplo em plataformas móveis.

Recepção e audiência

O trailer gerou reações mistas nas redes sociais. Enquanto uns usuários se empolgam com a variedade de referências, outros criticam a falta de originalidade: “Este jogo Ananta não tem vergonha” (This Ananta game has no shame) — afirmou um usuário no Twitter. As primeiras reações às mecânicas de comparação com Spider-Man e Uncharted também geraram debate entre a comunidade gamer, refletindo a expectativa em torno do lançamento.

Tendências e mercado

A escolha da NetEase de evitar mecânicas de gacha segue uma tendência crescente no mercado de jogos móveis, que busca se afastar de práticas consideradas predatórias. O estúdio confirmou que a monetização será baseada em itens cosméticos, refletindo uma mudança de paradigma em um espaço saturado por práticas de monetização agressiva. “Jogabilidade rápida e divertida deve ser a prioridade” (Gameplay—which is built around fast-paced grinding—should be the priority), disse o produtor do jogo.

Com o lançamento previsto, Ananta pode se tornar um marco no gênero, potencialmente redefinindo o que os jogos de mundo aberto podem oferecer, especialmente no mercado mobile. O futuro do jogo, incluindo DLCs e eventos especiais, poderá influenciar como os desenvolvedores abordam a integração de mecânicas de monetização em novos lançamentos.

Fonte: (Kotaku – Cultura Tech & Geek)

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Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

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