- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Inteligência Artificial

ACE desenvolve playbooks para agentes de AI autossustentáveis

- Publicidade -
- Publicidade -

São Paulo — InkDesign News — Uma nova estrutura de inteligência artificial, chamada de Engineering Contexto Agentic (ACE), foi desenvolvida por Stanford University e SambaNova, abordando um desafio crítico em agentes de IA: a engenharia de contexto. Esta abordagem otimiza o uso de modelos de linguagem de grande escala (LLMs) por meio da automação de janelas de contexto que se adaptam e evoluem conforme o agente coleta experiências.

Tecnologia e abordagem

A ACE propõe uma nova forma de adaptar contextos, dividindo a tarefa em três funções especializadas: um Gerador, um Reflitor e um Curador. Inspirado no aprendizado humano, esse design modular evita sobrecarregar um único modelo. O Gerador elabora caminhos de raciocínio, o Reflitor analisa e extrai lições, enquanto o Curador sintetiza essas lições em atualizações compactas. Essa abordagem visa evitar a “amnésia digital” e a "tendência à brevidade", que afetam outras técnicas.

Estudos demonstraram que a ACE consegue prevenir a degradação do contexto ao manter um conjunto estruturado de informações, permitindo mudanças granulares sem reescrever o contexto inteiro. Ao invés de um resumo conciso, a ACE trata o contexto como um “playbook” dinâmico, que coleta e organiza estratégias ao longo do tempo.

Aplicação e desempenho

Os testes realizados em tarefas envolvendo raciocínio em múltiplas etapas e análise financeira específica demonstraram que a ACE supera outros métodos. A framework apresentou ganhos de desempenho médios de 10,6% em tarefas de agentes e 8,6% em benchmarks específicos de domínio, enquanto exigiu 86,9% menos latência em comparação com abordagens anteriores.

A ACE também oferece vantagens significativas em termos de transparência e rastreabilidade. Como os insights estão armazenados em texto legível, as partes interessadas podem facilmente reavaliar o que o AI aprendeu, facilitando a conformidade em setores regulados.

Impacto e mercado

A ACE redefine as práticas de implementação de LLMs em organizações, permitindo que empresas utilizem modelos locais e mantenham dados sensíveis, enquanto continuam a obter resultados de alta qualidade. A longo prazo, isso pode mudar o modo como as empresas utilizam IA, permitindo que especialistas em domínio personalizem diretamente o conhecimento que o AI possui.

Além disso, a estrutura não aumenta proporcionalmente os custos, pois as modernas infraestruturas estão otimizadas para gerenciar cargas de trabalho de longos contextos, utilizando técnicas como reutilização de cache e compressão.

“Isso significa que as empresas não precisam depender de modelos proprietários massivos para se manter competitivas.”
(“This means companies don’t have to depend on massive proprietary models to stay competitive.”)

— Pesquisadores, Stanford University e SambaNova

A implementação da ACE representa um avanço significativo na engenharia de contexto em IA, ao oferecer um caminho para que sistemas continuem adaptando-se e melhorando continuamente.

Fonte: (VentureBeat – AI)

- Publicidade -
- Publicidade -

Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

Artigos relacionados

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

0 Comentários
Mais votado
mais recentes mais antigos
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
- Publicidade -
Botão Voltar ao topo
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
Fechar

Adblock detectado

Olá! Percebemos que você está usando um bloqueador de anúncios. Para manter nosso conteúdo gratuito e de qualidade, contamos com a receita de publicidade.
Por favor, adicione o InkDesign News à lista de permissões do seu adblocker e recarregue a página.
Obrigado pelo seu apoio!