
São Paulo — InkDesign News — As bolsas europeias encerraram o dia 13 de setembro em alta, impulsionadas pela diminuição das tensões comerciais entre Estados Unidos e China, o que contribuiu para uma melhoria no apetite por risco. Essa tendência também foi respaldada por dados econômicos positivos da Alemanha.
Panorama econômico
O cenário global apresenta uma recuperação gradual, com investidores respondendo à recente redução de tarifas sobre produtos americanos, estimulando a interação comercial entre as duas potências. Ademais, a divulgação de indicadores econômicos convincentes na Alemanha reforça a confiança do mercado. O índice de expectativas econômicas (ZEW) da Alemanha, por exemplo, subiu para 25,2 pontos em agosto, superando a projeção de 8,9 previamente avaliada por analistas. O presidente do Banco Central Europeu, Gabriel Makhlouf, expressou que, mesmo com o alívio nas tensões, a incerteza econômica deve persistir.
Indicadores e análises
Em Frankfurt, o índice DAX avançou 0,31%, encerrando a 23.638,56 pontos, enquanto o CAC 40, em Paris, registrou alta de 0,30%, fechando aos 7.873,83 pontos. O FTSE MIB de Milão ganhou 0,39%, totalizando 40.077,49 pontos. Em Lisboa, o PSI 20 saltou 1,11%, a 7.190,07 pontos, impulsionado pela valorização de 9,47% das ações da EDP Renováveis. Contudo, o FTSE 100 de Londres se afastou da tendência positiva regional, caindo 0,02% para 8.602,92 pontos.
Impactos e previsões
A resseguradora Munich Re enfrentou um revés, registrando queda de 4,5% após prever um custo de indenizações de 1,1 bilhão de euros devido a incêndios florestais. Por outro lado, o mercado mostrou-se favorável às ações da Bayer, que tiveram um aumento de 2,83% após a divulgação de resultados positivos. Analistas destacam a contínua influência da política monetária e das condições de mercado na dinâmica econômica. “Os riscos de amplificação decorrentes dos altos níveis de dívida pública e privada, e seu possível impacto no sistema financeiro, seguem no radar.”
À medida que o mercado europeu navega por incertezas, especialistas alertam para a necessidade de monitorar os desdobramentos e as políticas fiscais que possam surgir, dado o ambiente complexo. A expectativa é que novas medidas sejam adotadas para manter a estabilidade, frente a um panorama econômico que ainda apresenta desafios.
Fonte: CNN Brasil – Economia